AC-130J Ghostrider da USAF realizou treinamento nas Filipinas. Pela primeira vez, a USAF enviou para as Filipinas um Lockheed Martin AC-130J Ghostrider para participar de operações de treinamento conjunto. A aeronave realizou missões de apoio aéreo aproximado durante o Exercício Balikatan.
O AC-130J, matrícula AF 13-5783, pertencente ao 73rd Special Operations Squadron (73rd SOS) e baseado em Hurlburt Field, Flórida, foi desdobrado da Base Aérea de Kadena, Japão, para as Filipinas, onde participou de missões de combate conjuntas com o militares do 320th Special Tactics Squadron (320th STS), da USAF Kadena, e do 710th Special Operations Wing (710th SPOW), da Força Aérea Filipina (PhAF).
“Este treinamento mostra uma projeção e alcance do AC-130J. Esta foi a primeira vez que este vetor está nas Filipinas, o que dará aos militares filipinos a capacidade de treinar com pilotos americanos e vice-versa e mostra que podemos cumprir a missão juntos, como amigos e aliados”, disse o Capitão Aaron Boudreau, piloto de AC-130J do 73rd SOS.
A participação no Exercício Balikatan serviu para comprovar o alcance do AC-130J, tendo em vista que esta foi a primeira missão realizada em território filipino. O treinamento de combate e apoio aéreo aproximado em ambiente complexo e realista, serviu para ampliar as capacidades combinadas de ambas forças aéreas aliadas, e demonstrar o alcance das unidades de operações especiais da USAF. Durante o Exercício, o AC-130J realizou surtidas conjuntas de apoio aéreo aproximado (CAS), com com caças KAI FA-50PH “Fighting Eagle” do 7th Tactical Fighter Squadron da PhAF.
“Esta integração CAS entre o FA-50PH e o AC-130J foi um treinamento pioneiro para nossos pilotos de caça. Foi uma oportunidade muito bem vinda participar destas operações, que oferecem um ambiente de treinamento valioso para aprimorar nossas capacidades. Este exercício demonstra a interoperabilidade do caça Fighting Eagle com nossos aliados em um cenário de operações combinadas”, disse o Major Michael G. Rabina, Comandante do 7th TFS da PhAF.
O Exercício Balikatan é uma operação conjunta anual que envolve as forças armadas dos EUA e Filipinas. O nome tem origem na língua tagalo, segundo idioma filipino, e significa “ombro a ombro”.
@FFO