• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

“Cruzar o Iraque é um risco para voos comerciais” afirmam especialistas

12 de outubro de 2022
"Cruzar o Iraque é um risco para voos comerciais" afirmam especialistas. Bateria Tor-M1 utilizada pelo Irã em 2020 derrubou um Boeing 737-800 ucraniano nos arredores de Teerã (Foto ilustrativa: ADB).
“Cruzar o Iraque é um risco para voos comerciais” afirmam especialistas. Bateria Tor-M1 utilizada pelo Irã em 2020 derrubou um Boeing 737-800 ucraniano nos arredores de Teerã (Foto ilustrativa: ADB).

“Cruzar o Iraque é um risco para voos comerciais” afirmam especialistas. Pilotos e operadoras aéreas internacionais que sobrevoam algumas áreas do Iraque, estão sendo alertados sobre o alto risco de voar na região. Recentemente o Irã fechou um segmento do espaço aéreo no norte do país, ao longo da fronteira com o Iraque, de onde são disparados mísseis e drones contra alvos localizados na área do Aeroporto Internacional de Erbil (ELB/ORER), muito próximo de rotas aéreas internacionais utilizadas por aviões comerciais.

O próprio Irã está alertando suas empresas para evitar voar no espaço aéreo iraquiano, e especialmente no aeroporto de Erbil, que está sob fogo direto de mísseis balísticos iranianos desde 2021. Na última semana ocorreram ataques em uma área à 35 milhas a leste de Erbil, supostamente visando um grupo de oposição curdo estacionado na região.

Aerovias internacionais que cruzam o Iraque ligando o Oriente Médio à Europa (Fonte: Ops Group).
Aerovias internacionais que cruzam o Iraque ligando o Oriente Médio à Europa (Fonte: Ops Group).

Abaixo o NOTAM, ou Aviso aos Aeronavegantes, emitido pelo Irã para a Região de Informação de Voo (FIR) de Teerã (OIIX):

O NOTAM A2959/22 emitido pelo órgão de Aviação Civil iraniano (CAA) indica:

“AVISO DE SEGURANÇA EMITIDO PELO CAA IRÃ EM RESPOSTA À SITUAÇÃO PERIGOSA NO ESPAÇO AÉREO DA FIR BAGDÁ (ORBB), OS OPERADORES AÉREOS IRANIANOS SÃO ACONSELHADOS A TER EM CONTA TODOS OS RISCOS POTENCIAIS NA DECISÃO DE OPERAR NA FIR BAGDÁ (ORBB), ESPECIALMENTE NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE ERBIL (ORER), DEVIDO AO RISCO DE ATIVIDADES DE MILITANTES E CAPACIDADES DE MITIGAÇÃO NO IRAQUE. ALERTA VALIDO DAS 17:35 DE 28 DE SETEMBRO DE 2022 ATÉ AS 18:30 DE 05 OUTUBRO 2022. CRIADO EM 28 DE SETEMBRO 2022 AS 17:43.

Vários países tem alertado sobre os riscos de sobrevoos do Irã e do Iraque. Especialmente a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), proíbe que aeronaves registradas no país voem na FIR Teerã (OIIX), e orienta que todos os voos na FIR Bagdá (ORBB) sejam feitos em níveis de voo superiores ao FL320 (32.000 pés). Essas orientações foram revalidadas na semana passada e se estendem até 2024.

Os ataques iranianos no norte do Iraque tem levantado preocupações sobre os voos comerciais que cruzam a região. As aerovias nomeadas “UM688” (no sentido sul) e “UM860” (sentido norte) que cruzam o Iraque, são rotas muito utilizadas pelos voos internacionais entre a Europa e o Oriente Médio. Especialistas alertam para a segurança de voar nessas rotas, mesmo em níveis de voo elevados.

Observe a grande quantidade de voos, em sua maioria do Oriente Médio rumo à Europa, cruzando o centro do Iraque pela aerovia UM860 (Fonte: FR24 01/10/2022 07:00 UTC).
Observe a grande quantidade de voos, em sua maioria do Oriente Médio rumo à Europa, cruzando o centro do Iraque pela aerovia UM860 (Fonte: FR24 01/10/2022 07:00 UTC).

Para obter uma imagem mais clara sobre exatamente qual é o risco aqui, o site “Safe Airspace” lançou o aviso “SFAR 77” com algumas informações:

– Grupos de milícias alinhados ao Irã (IAMG) têm acesso a UAS (drones) e sistemas de armas antiaéreas que apresentam riscos para a segurança das operações da aviação civil dos EUA na FIR Bagdá (ORBB) em altitudes abaixo do FL320 e em aeroportos potencialmente visados.

– Os IAMG provavelmente não têm a capacidade de identificar efetivamente seus alvos, aumentando o risco de um abate acidental de uma aeronave civil ocasionado por erros de identificação ou percepção.

– Além disso, a FAA continua preocupada com a atividade militar transfronteiriça. Tanto o Irã quanto a Turquia já realizaram várias operações transfronteiriças sem aviso prévio, atingindo alvos no norte do Iraque usando uma variedade de armas, incluindo mísseis balísticos de curto alcance, foguetes e drones armados. Um exemplo recente, em 12 de março de 2022, cerca de doze mísseis balísticos Fateh-110 foram lançados do oeste do Irã contra o local de construção do novo consulado dos EUA, perto do Aeroporto Internacional de Erbil (ORER). Embora este ataque não represente uma ameaça direta ao aeroporto, as trajetórias dos mísseis possivelmente representaram um risco inadvertido para aeronaves em voo que poderiam estar operando em baixa altitude nas proximidades do aeroporto.

– Em geral, as operações transfronteiriças não são anunciadas e representam um risco de segurança de voo em baixa altitude para aeronaves que voam nas proximidades desses locais visados e para aeronaves no solo em aeroportos próximos aos alvos.

O Aeroporto Internacional de Erbil, no Iraque, foi alvo de inúmeros ataques de míssies e drones oriundos do Irã.
O Aeroporto Internacional de Erbil, no Iraque, foi alvo de inúmeros ataques de míssies e drones oriundos do Irã.

Para a maioria dos voos Europa-Oriente Médio, a rota pela Arábia Saudita-Egito é uma opção mais segura do que através do Iraque. Até mesmo voar em território iraniano seria teoricamente mais seguro, entretanto seja completamente desaconselhado.

O site OPSGroup, que reúne informações sobre locais de risco para operações aéreas em todo o mundo, relata algumas preocupações sobre voar na FIR Bagdá:

– Potencial de alvos intencionais por organizações terroristas que possuem armamento antiaéreo portátil;
– Aeronaves civis podem ser identificadas erroneamente pelos sistemas de defesa aérea de militares locais e estrangeiros ativos no país;
– O Iraque é politicamente instável, e a segurança no terreno é imprevisível e provavelmente de alto risco;
– Os EUA retiraram suas tropas da região e, portanto, há pouca proteção nos principais aeroportos do país;
– Os aeroportos Bagdá (ORBI) e Erbil (ORER) são alvos comuns de ataques com foguetes de milícias e grupos terroristas ativos nessas áreas.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login