Voos comerciais russos contornam restrições impostas pela guerra. Depois do recente anúncio do presidente russo, Vladimir Putin, convocando milhares de reservistas para a guerra na Ucrânia, os preços das passagens aéreas internacionais partindo da Rússia dispararam. Mesmo assim, a maioria dos voos saindo de Moscou ou São Petersburgo estavam completamente lotados na última semana. Mas com tantas restrições em vigor e a enorme diminuição de destinos internacionais, para onde esses voos estão indo?
Desde o início da guerra em 24 de fevereiro, a União Européia fechou o espaço aéreo para aeronaves russas, com a imediata reciprocidade de Moscou. Desde então, as opções de destinos internacionais para os viajantes russos reduziram drasticamente. Um artigo publicado pelo blog do site Flight Radar 24 apresentou alguns números mostrando a situação da malha aérea internacional russa.
Por uma ampla margem de vantagem, o destino mais popular para os voos internacionais oriundos na Rússia, são cidades na Turquia. Neste ano de 2002, das mais de 75.000 partidas internacionais da Rússia, cerca de 25% tiveram como destino aeroportos na Turquia, que também servem como pontos de conexão para outros destinos.
O gráfico acima mostra os destinos mais populares dos voos internacionais partindo da desde o início deste ano. A reportagem chama a atenção que, após a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, a Turquia se tornou o destino mais procurado no exterior para os viajantes russos, simplesmente pela falta de outras opções.
Férias no Mediterrâneo
Com destinos internacionais de férias limitados, a cidade turística de Antália, no sul da Turquia, se tornou o principal ponto turístico para os viajantes russos. Os voos para a região atingiram o pico na última semana de agosto, com 543 partidas semanais originadas na Rússia .
Quais companhias aéreas estão voando para a Turquia?
A Turkish Airlines opera de longe o maior número de voos da Rússia para a Turquia, com mais de 300 partidas semanais durante a alta temporada de verão. A companhia aérea Azur Air é a única outra companhia aérea a operar mais de 100 partidas semanais.
O Sukhoi Superjet — um cavalo de batalha internacional improvável
Após a invasão do território ucraniano, em 24 de fevereiro deste ano, a Rússia perdeu a capacidade de operar grande parte de sua frota de aeronaves comerciais estrangeiras. Como noticiamos, grande parte da frota das companhias aéreas russas estava baseada em aviões arrendados de proprietários internacionais, portanto, atualmente sujeitos à sanções e reintegração de posse se deixarem o país.
Como medida paliativa para contornar as restrições, as companhias aéreas russas se voltaram para o jato regional Sukhoi Superjet 100, atualmente a aeronave mais popular produzida localmente. Assim, do dia para a noite, o SSJ 100 assumiu um papel descomunal na malha aérea russa, especialmente para operações internacionais.
No início deste ano de 2022, antes de eclodir a guerra, os Superjets faziam entre quatro e 29 voos internacionais por semana decolando de Moscou. Após a invasão da Ucrânia, este número aumentou para mais de 100 partidas semanais, chegando a 242 decolagens do SSJ 100 durante a primeira semana de julho, com destino ao exterior. As companhias aéreas também aumentaram drasticamente as operações com os Superjets partindo de Sochi, Mineralnye Vody e Yekaterinburg, entre outras.
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