USAF aposentou o primeiro E-8C JSTARS. O primeiro Boeing-Northrop Grumman E-8C Joint STARS da USAF foi retirado de serviço na última quinta-feira (10/02). Conforme noticiamos, o Comando de Combate Aéreo (ACC) e a Guarda Aérea Nacional (ANG) da Geórgia, haviam recebido o sinal verde para desativar quatro aeronaves neste ano fiscal 2022 (FY22).
O primeiro E-8C JSTARS (Joint Surveillance Target Attack Radar System) aposentado foi o 92-3289, nome de batismo “Rattler, Don’t tread on me”. Fabricado no final de 1967 e entregue em janeiro de 1968 para a companhia aérea australiana Qantas Airways (VH-AEB), o #3289 era o mais antigo E-8C da Base Aérea de Robins, Geórgia, onde chegou para a 93rd Air Control Wing em junho de 1996.
O #3289 era E-8C de pré-produção, e atuou em muitas missões operacionais como a Operação Joint Endeavor, em outubro de 1996; a Operação Allied Force, na Guerra do Kosovo em 1999; além das Operações Enduring Freedom, Iraqi Freedom, Inherent Resolve, além de diversas missões de combate ao tráfico de drogas. Até 11 de setembro de 2021, a frota E-8C havia voado mais de 130.000 horas de missão de combate.
O último voo do clássico jato #3289 foi com destino ao “Boneyard” (“cemitério”) do 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group, da Base Aérea de Davis-Monthan, Arizona, onde está armazenado há mais de sete anos o JSTARS 90-0175, que foi usado como plataforma de testes da Northrop Grumman.
O E-8C JSTARS é uma avançada plataforma aérea de gerenciamento de combate, comando e controle, inteligência, vigilância e reconhecimento. Sua principal missão é fornecer aos comandantes do teatro de operações informações para apoiar as operações de ataque e seleção de alvos, que possam contribuam para retardar, interromper e destruir as forças inimigas. As informações obtidas pelo E-8C são retransmitidas em tempo real para as estações terrestres comuns das Forças Armadas dos EUA e para estações terrestres aliadas de C4I (Command, Control, Communications, Computers and Intelligence).
Agora a frota da USAF está baseada em 16 E-8C JSTARS, sendo que outras três deverão ser aposentadas até o final deste ano.
Os pilotos e tripulantes técnicos em serviço ativo no JSTARS serão reaproveitados em quatro novas missões que chegam à Robins AFB. Essas novas missões incluem o Advanced Battle Management System Family of Systems, uma rede de coleta de inteligência em desenvolvimento que permite o compartilhamento em tempo real de informações do campo de batalha entre satélites no espaço, aeronaves militares, forças terrestres e comandantes. As outras três missões incluem um esquadrão E-11 Battlefield Airborne Communication Node, um Spectrum Warfare Group e uma unidade de Comando e Controle de Gerenciamento de Batalha.
Fonte: 116th ACW
Siga-nos no Twitter @RFA_digital