NAVAIR trabalha para manter a disponibilidade da frota E-6B TACAMO. Em tempos de crise, os Boeing E-6B Mercury da Marinha dos Estados Unidos (USN – US NAvy) são uma importante plataforma estratégica para dissuasão nuclear. Ele atua como uma ponte de comunicação de sobrevivência entre o Presidente dos Estados Unidos e os comandos dos sistemas de armas nucleares de bombardeiros, mísseis submarinos e mísseis balísticos.
Sustentar essa missão enquanto e manter esses vetores atualizados são medidas importantes diante do crescimento da concorrência global, informou em comunicado o NAVAIR (Comando de Aviação da US Navy).
“Este é um momento crítico para o nosso país. A República Popular da China e a Rússia estão usando todos os elementos de poder para minar os interesses dos EUA no cenário global”, disse o Almirante Mike Gilday, Chefe de Operações Navais, em uma declaração no dia 12 de janeiro, para o House Appropriations Committee da Câmara dos Deputados dos EUA.
Manter o link de comunicação ativo é uma missão que não pode falhar, e para isso o Airborne Strategic Command, Control and Communications Program Office trabalha para manter o E-6B atualizado com vistas para o futuro. “Nosso pessoal entende a missão e a importância de sustentar esse ativo vital. Eles estão cientes que essas aeronaves precisam estar sempre prontas para missão”, disse o Cap. Adam Scott, Gerente do Programa.
Entre as muitas ações realizadas pelo Program Office no ano passado, foi resolvido um problema de corrosão e trincas nas longarinas, localizadas em algumas aeronaves, encontrado durante as revisões de grande porte (nível de parque). Novas estruturas foram produzidas a partir de desenhos 2D, convertidos em arquivos digitais 3D foram produzidas. Além disso, novos coletores de combustível e separadores de água foram fabricados para substituir os antigos componentes, motivos de constante preocupação para as equipes de manutenção. (Nota RFA (1): em dezembro de 2020 a NAVAIR concluiu a atualização E-6B Bloco I. Leia detalhes aqui).
O Programa adquiriu um E-3D Sentry do Reino Unido, que será usado como aeronave de treinamento para tripulações de E-6B, o que ajudará a aumentar a disponibilidade e prontidão operacional das aeronaves em linha de voo. “A aeronave envelhecida está dificultando a manutenção, mas continuamos a encontrar maneiras de fazer o trabalho e fornecer prontidão operacional”, disse Scott.
Recebidas pela US Navy a partir de 1989, os E-6A foram implantados nas missões chamadas de TACAMO (Take Charge and Move Out). Entre 1997 e 2003, as aeronaves originais foram convertidas para a versão E-6B, com a atualização das estações de trabalho e novos componentes de missão especializados.
Projetando a modernização e no futuro das operações TACAMO, o Programa está trabalhando na futura aeronave “E-XX”. Três C-130J Super Hércules serão recebidos para a campanha de testes do futuro E-XX TACAMO. O programa também está atuando em contratos de integração de sistemas de comunicação e missão para as novas aeronaves de dissuasão nuclear estratégicas.
“Trabalhamos para a nossa nação e aliados, garantindo que o nosso Presidente possa alcançar as nossas forças estratégicas agora e no futuro”, disse o Capitão Scott.
Nota RFA (2):
Os E-6B Mercury, apelidados de “Doomsday”, fazem parte do sistema nuclear de Comando, Controle e Comunicações (C3 – Command Control & Communications). Eles atuam nas missões conhecidas como TACAMO – Take Charge And Move Out, fornecendo links de comunicação entre a Autoridade de Comando Nacional (NCA) e as Forças Estratégicas, que atuam no comando da frota submarinos de mísseis balísticos. Os E-6B também podem controlar remotamente os mísseis intercontinentais Minuteman (ICBM). Atualmente a USN possui dezesseis E-6Bs no CSCW – Commander Strategic Communications Wing 1, sediado na Base Aérea de Tinker. A CSCW opera três esquadrões, o VQ-3 Ironman, com destacamentos nas bases aéreas de Travis e Offut; o VQ-4 Shadows, sediado na Estação Aéreo Naval de Patuxent River, e também acumula a função do VX-20 Air Test and Evaluation Squadron; e o VQ-7 Roughnecks, da base aérea de Tinker.
U. S. Navy – Frota de Boeing E-3B Mercury
BuNo/Código c/n Esquadrão
162782/782 (c/n 23430) VX-20
162783/783 (c/n 23889) VQ-3
162784/784 (c/n 23890) VX-20
163918/918 (c/n 23891) VQ-4
163919/919 (c/n 23892) VQ-3
163920/920 (c/n 23893) VQ-3
164386/386 (c/n 23894) VQ-4
164387/387 (c/n 24500) VQ-3
164388/388 (c/n 24501) VQ-4
164404/404 (c/n 24502) VQ-4
164405/405 (c/n 24504) VQ-3
164406/406 (c/n 24505) VQ-4
164407/407 (c/n 24506) VQ-4
164408/408 (c/n 24507) VQ-3
164409/409 (c/n 24508) VQ-3
164410/410 (c/n 24509) VX-20
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