Novo Tu-160M Blackjack realizou o seu primeiro voo. Após mais de 27 anos, a fabricante de aeronaves russa PJSC Tupolev, parte do grupo estatal Rostec, retomou a produção dos bombardeiros estratégicos de longo alcance Tu-160. A primeira aeronave da nova linha de produção realizou o seu voo inaugural no último dia 12 de janeiro.
O novo Tu-160M “Blackjack” (código OTAN) realizou um voo de experiências de 30 minutos, a partir do aeródromo da Kazan Aviation Plant. De acordo com um comunicado da empresa, o voo atingiu uma altitude de 2.000 pés , e serviu apenas para validar a estabilidade e controlabilidade básicas da aeronave.
A decisão de retomar a produção do Tu-160 foi realizada em 2015, e tem como objetivo cobrir a lacuna na capacidade de bombardeiros estratégicos, causada pelos atrasos no desenvolvimento do novo bombardeiro furtivo PAK-DA.
Em janeiro de 2018 a PSJC Tupolev, recebeu um pedido inicial para a produção de 10 Tu-160M, com a a possibilidade do pedido alcançar 50 unidades. As duas primeiras aeronaves devem ser entregues à Força Aerospacial Russa (RF VKS) no final de 2022.
Originalmente, o Tu-160 “Blackjack” entrou em serviço em 1987, e foram estacionadas no 184º Regimento, na Ucrânia, ainda parte da União Soviética. Com a queda do regime comunista e o desmantelamento do Estado Soviético em 1990, todas as 19 aeronaves foram reivindicadas pelo novo governo da Ucrânia. Posteriormente, em 1999, Moscou negociou com Kiev a compra das aeronaves, recuperando oito descartando as restantes.
A produção limitada na década de 1990 adicionou mais seis aeronaves, sendo a última entregue em 1995. Posteriormente, três aeronaves adicionais foram produzidas a partir de fuselagens parcialmente construídas, sendo a última entregue à RF VKS em 2018. A experiência com a conclusão desta última aeronave foi fundamental para adequar novos processos de produção agora retomada.
Os Tu-160 passaram por uma série de atualizações, com a primeira fase envolvendo a modernização de sistemas de navegação, piloto automático e sistemas de lançamentos de bombas. Esta nova versão, chamada de Tu-160M1, entrou em serviço no final de 2014, um ano antes do “Blackjack” fazer seu batismo de fogo na Síria.
A segunda, e mais abrangente fase de modernização dos bombardeiros, designada Tu-160M, atualizou cerca de 80% dos sistemas das aeronaves.Os jatos receberam modernos aviônicos, um cockpit digital com grandes telas multifuncionais, novos radares e um avançado sistema de guerra eletrônica NV-70M Novella. A substituição dos motores originais Kuznetsov NK-32 de 55.000 libras, foi uma peça importante deste projeto. O novo motor, nomeado NK-32-02, manteve a mesma potência dos originais, com um consumo de combustível 13% menor. O Tu-160M equipado com os novos motores voou pela primeira vez em novembro de 2020.
“Restauramos todo o ciclo de produção do Tu-160, desde a etapa de modernização ‘M’ [Tu-160M], com os novos motores, sistemas de controles, navegação e controle de armas. A modernização da fábrica de aviação de Kazan desempenhou um papel importante na recuperação da produção das aeronaves: os equipamentos das oficinas e a base de testes de voo foram atualizados. Temos a maior instalação do mundo para soldagem por feixe de elétrons e recozimento a vácuo de titânio em operação. Hoje vemos perspectivas significativas para a plataforma Tu-160: um maior desenvolvimento tornará possível usá-la para novos tipos de armas”, explicou Denis Manturov, Ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa.
Atualmente, a frota de Tu-160 da RF VKS é composta por 17 aeronaves, operadas pelo 121º Regimento de Bombardeiros Pesados, sediado na Base Aérea Engels-2, região de Saratov.
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