Em 10 de março, a PJSC United Aircraft Corporation, parte do grupo estatal russo Rostec Corporation, entregou o primeiro bombardeiro Tu-160M modernizado. Pilotado por uma tripulação da Fábrica de Aviação Kazan (KAZ), o protótipo pousou na Base de Zhukovsky, próxima de Moscou, onde o protótipo pousou na Base de Zhukovsky, próxima de Moscou, onde foi repassado para a Tupolev, que irá iniciar a próxima fase da campanha de testes de voo.
Equipada com novos motores turbofan NK-32-02, aviônicos e sensores atualizados, esse primeiro protótipo, matrícula RF-94103/14 Red “Igor Sikorsky” (c/n 4-05), foi convertido a partir do segundo Tupolev 160S mais antigo em serviço nas Forças Aerospaciais da Federação Russa (RF VKS). O “Igor Sikorsky” voou pela primeira vez em 1988 e anteriormente serviu no extinto 184º Regimento de Bombardeiros Pesados da Guardas de Priluki, sob número 22.
Após o processo de modernização realizado na fábrica KAZ (uma filial da PJSC Tupolev), o primeiro voo do Tu-160M ocorreu em 02 de fevereiro de 2020. A configuração completa com a instalação dos novos motores NK-32-02 ocorreu no final do ano passado. Externamente o Tu-160M pode ser reconhecida pela ausência do pod de mira ótico-eletrônica OPB-15T Groza sob a cabine, usada pelos Tu-160S para missões de precisão em condições de baixa visibilidade, além da instalação de uma carenagem na cauda, que acomoda o novo sistema de guerra eletrônica.
A Rússia planeja modernizar todos os seus quinze Tu-160S, que servirão ao lado dos novos Tu-160M2 encomendados pelo Governo Russo. Inicialmente um total de dez Tu-160M2 foram comprados, com opção de mais 24 que poderão ser adquiridos em um futuro próximo, elevando o número total de Tu-160M/M2 para cinquenta unidades.
@FFO