Porta-helicópteros chinês se aproxima da capacidade operacional total. O primeiro navio de assalto anfíbio LHD (Landing Helicopter Dock) Tipo 075 “Hainan” (31), da Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAN), recentemente passou por uma avaliação com foco em combate de desembarque multidimensional que apresenta a integração de unidades marítimas, terrestres e aéreas. Especialistas informaram ao Global Times, que a embarcação está rapidamente chegando na sua capacidade operacional total, alguns meses após o seu comissionamento, justamente em um momento no qual a dissuasão é necessária contra as forças da “independência de Taiwan”.
A PLAAN organizou um treinamento envolvendo um destacamento de navios de desembarque, em uma área não revelada do Mar da China Meridional, na qual o Tipo 075 “Hainan” se concentrou no fortalecimento das suas operações conjuntas, conforme relatou a China Central Television (CCTV) na terça-feira (07/12).
Desde o comissionamento do LHD “Hainan”, no mês de em abril passado, ele ampliou as suas capacidade operacionais, envolvendo mais modelos de helicópteros, com o procedimento se tornando mais complexo. Imagens da CCTV mostram o “Hainan” operando com helicópteros Z-18J de alerta antecipado, Z-9 anti-submarino e Z-8C de transporte.
“À medida que desenvolvemos nossos treinamentos nos últimos meses, ajustamos a nossa abordagem, e agora alcançamos uma taxa de surtidas [de helicópteros] significativamente maior”, disse Zhang Yupeng, Comandante de um Destacamento de Aviação embarcada no Hainan, citado pela CCTV.
A avaliação também testou a integração de embarcações com amortecimento pneumático e veículos blindados anfíbios, e os resultados mostram que o tempo de carregamento e surtida para esses equipamentos foi bastante reduzido, disse a CCTV.
O especialista militar chinês e comentarista de TV, Song Zhongping, disse ao Global Times que a avaliação mostra que o primeiro navio de assalto anfíbio da PLAAN está atingindo sua capacidade operacional. Como um novo tipo de equipamento na frota, o “Hainan” ajudará a estabelecer um sistema de treinamentos e a padronização para uso dos navios Tipo 075, disse Song.
Em 2021, a PLAAN lançou três embarcações Tipo 075, sendo o primeiro navio, o Hainan, comissionado em 23 de abril, o segundo devendo ingressar em serviço em breve, e o terceiro realizou recentemente um teste no mar, passando sem problemas estruturais, de acordo com relatos da mídia.
Outro tipo importante de embarcação da PLAAN, o navio de desembarque anfíbio Tipo 071 “Kunlunshan”, também participou desta avaliação conjunta, operando com embarcações pneumáticas em um teste noturno de combate, informou a CCTV.
O Tipo 075, com foco nas operações aéreas, e o Tipo 071, com foco nas operações marítimas, se atuam conjuntamente em um cenário de combate e desembarque, pois se complementam no pouso multidimensional, disse Song.
Uma força-tarefa liderada por um porta-aviões e composta pelas embarcações do Tipo 075 e Tipo 071, servirá ativamente contra as forças de “independência de Taiwan”. Esses navios de guerra desempenharão um papel de liderança no ataque a alvos no lado leste da Ilha de Taiwan, se chegarmos nesse ponto, disse Song, observando que eles também podem ser usados no Mar da China Meridional.
Fonte: Global Times
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO