Marinha da China incorpora novo porta-helicópteros. Em 23 de abril, a Marinha do Exército Popular de Libertação da China (PLAN), realizou uma cerimônia oficial na Base Naval da Frota Sul, em Sanya, Ilha de Hainan, para o recebimento oficial de três novas embarcações. O evento contou com a presença do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping.
Na ocasião foram comissionados, o navio de assalto anfíbio LHD (Landing Helicopter Dock) Tipo 075, “Hainan” (31), o contratorpedeiro “Dalian” (105), terceiro do Tipo 055, além do sexto submarino nuclear estratégico do Tipo 094 “Grande campanha 18” (421).
Construído pela empresa Hudong Zhonghua, o porta-helicópteros LHD Hainan (31) é uma nova geração de embarcações de assalto anfíbio. Muito maior do que navios semelhantes construídos anteriormente para a PLAN, as embarcações do Tipo 075 (Classe Yushen) oferecem à Marinha Chinesa a capacidade de lançar diversos tipos de helicópteros de ataque naval, para combate marítimo ou terrestre, desembarque de tropas e operações de comando e controle.
A China já lançou dois navios de assalto anfíbio do Tipo 075, em setembro de 2019 e em abril de 2020, que estão sendo equipados no estaleiro Hudong Zhonghua, de Xangai.. Essas embarcações tem um convés no comprimento total para as operações dos helicópteros, além de uma plataforma inundável, para operações de hovercraft e veículos de assalto anfíbios blindados.
O Tipo 75 tem deslocamento total aproximado de 36.000 toneladas, capacidade para até 30 helicópteros, motor diesel com 9.000 kW 16PC2-6B e quatro sistemas de auto-defesa CIWS sendo dois HHQ-10 e dois H/PJ-11.
Para termos de comparação, o Tipo 075 é estimada como maior do que a classe Canberra australiana ou a classe Mistral francesa, perdendo apenas para a classe Wasp e classe América da Marinha dos EUA.
Durante a cerimônia em Sanya, pelo menos seis helicópteros de assalto/transporte Z-8CJ estavam no convés do Hainan.
@FFO