Militares da Marinha do Brasil concluem curso ScanEagle nos EUA. Dezesseis militares da Marinha do Brasil, pertencentes ao Núcleo de Implantação do 1° Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (NI-EsqdQE-1), concluíram os cursos de Piloto Embarcado e de Técnico de Manutenção do Sistema de Aeronaves (SARP-E) ScanEagle. Os treinamentos aconteceram neste mês de novembro, nas instalações da empresa Insitu – Boeing, estado de Washington, EUA.
A qualificação dos Aviadores Navais durou cerca de três meses, e abordou aspectos da operação do ARP ScanEagle, como recolhimento e lançamento, procedimentos de emergência e emprego em missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR). O curso contemplou a qualificação para a operação embarcada, a utilização do sistema de processamento de imagens da aeronave (IVES – Insitu Video Exploitation System), bem como os procedimentos para a coordenação de missões do ScanEagle.
O curso para Técnicos de Manutenção, por sua vez, teve a duração de cerca de um mês. Nele, os militares foram qualificados para a manutenção do sistema de aeronaves e dos diversos subsistemas que o compõem, como a plataforma de lançamento e recolhimento. Além disso, receberam o adestramento necessário ao exercício das funções de equipe de solo, que atua de modo coordenado com os pilotos para a adequada operação da aeronave. (Fonte: Marinha do Brasil).
O Boeing Insitu ScanEagle é um veículo aéreo não tripulado (UAV) de pequeno porte, com 3,1 metros de envergadura, 1,5 metros de comprimento, 26 kg de peso máximo de decolagem, velocidade média de 50 nós (92 km/h), alcance aproximo de 100 km e autonomia de mais de 18 horas de voo. Está equipado com câmera eletro-óptica e/ou infravermelha estabilizada, sistema de comunicações, datalink criptografado, transponder mode C, entre outros. A versão naval adquirida pela Marinha, inclui um lançador compacto para operações embarcadas, estação de controle para operador/piloto e um sistema de recuperação autônomo do tipo captura SkyHook.