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Aviação Naval da Marinha do Brasil prepara-se para receber o primeiro ARP Scaneagle

21 de dezembro de 2020
ARP Scaneagle que será operada pela MArinha do Brasil (Foto: Insitu).

Em 15 dezembro, a Comissão Naval Brasileira dem Washington (CNBW), sediada na capital dos Estados Unidos, ativou oficialmente o Grupo de Fiscalização e Recebimento do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcado (GFRARP).

A missão do GFRARP é gerenciar e monitorar o recebimento do Boeing Insitu “ScanEagle”, o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcadas que serão operados pela Marinha do Brasil. O grupo irá fiscalizar a entrega dos equipamentos e componentes, bem como dos serviços de Suporte Logístico e de treinamentos, visando a garantida do padrão de qualidade da aquisição junto ao FMS – Foreign Military Sales, do Departamento de Defesa do Governo dos EUA.

Sistema de lançamento embarcado do ARP ScanEagle (Foto: Insitu).

O GFRARP é subordinado ao Diretor de Aeronáutica da Marinha e será apoiado administrativamente pela CNBW, onde será baseado, e trabalhará em conjunto com o PMA-263 Small Tactical Unmanned Aircraft Systems. As primeiras aeronaves remotamente tripuladas (ARP) deverão chegar ao Brasil no segundo semestre de 2021, acompanhando a formação dos pilotos e pessoal de manutenção.

Para a Marinha, a obtenção do Scaneagle será importante na renovação dos meios aeronavais, e os resultados alcançados na operação desses ARP permitirão que a Aviação Naval avance no integração operativa do novo trinômio Navio-Aeronave-ARP, entrando definitivamente na 5ª fase da História da Aviação Naval Brasileira.

Militares do CNBW em Washington DC (Foto: Marinha do Brasil).

O Boeing Insitu ScanEagle é um UAV (Unmanned Aerial Vehicle), ou veículo aéreo não tripulado, de pequeno porte para operações de longa duração e baixa altitude, produzido pela Insitu, uma subsidiária da Boeing. Tem uma envergadura de 3,1 metros, comprimento de 1,5 metros e peso máximo de decolagem de 26 kg. É equipado com um motor que lhe confere uma velocidade de cruzeiro média de 50 nós (92 km/h), um alcance de mais de 100 km e autonomia de mais de 18 horas de voo.

Está equipado com câmera eletro-óptica e/ou infravermelha em uma torre giroestabilizada, sistema de comunicações integrado, link de dados criptografado, transponder Mode C, entre outros equipamentos. A versão naval, adquirida pela MB, inclui um lançador compacto para operações embarcadas, uma estação de controle único de operador/piloto e um sistema de recuperação autônomo do tipo captura SkyHook.

Sistema de captura do Scaneagle (Fonte: AirSource).

@FFO

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