Raríssimo BT-67 Basler da Força Aérea da Mauritânia passou pelo Brasil. No final da tarde de terça-feira (09/11) o Aeroporto Internacional de Fortaleza (FOR/SBFZ) recebeu a visita de um raríssimo clássico da aviação mundial. Com quase 80 anos em operação, o Douglas C-47A Dakota, hoje convertido em BT-67 Turbo Basler, da Força Aérea Islâmica da Mauritânia chegou na capital cearense em voo originado em Nouakchott, capital da Mauritânia, com uma escala técnica no aeroporto insular de Praia (RAI/GVNP), no Cabo Verde.
A escala do raro BT-67 no Brasil foi necessária porque ele está em ferry para os Estados Unidos, onde possivelmente passará por uma revisão de grande porte na sede da Basler Turbo Conversions, em Oshkosh, como foi realizada em 2006. Após pernoite em Fortaleza, o 5T-MAH prosseguiu hoje pela manhã (10/11) para o Aeroporto de Macapá (MCP/SBMQ), Amapá, local de saída do país, cujo próximo destino foi o Aeroporto Internacional Princess Juliana (SXM/TNCM), em Saint Martin/Sint Maarten no Caribe, de onde prossegue em rota até o destino final.
Vida operacional do BT-67 Basler
O Basler da Mauritânia foi construído em 1942 pela Douglas Aircraft em Oklahoma City, Oklahoma, EUA, originalmente como um C-47A-10-DK (c/n 12543). Ele foi destinado para a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (USAAF), onde recebeu a matrícula 42-92712, que posteriormente repassou para as Forças Armadas Canadenses, onde foi convertido para o modelo DC-3TP (CC-129) e matrícula 963.
Com o final da Segunda Guerra Mundial ele foi repassado para um operador privado, recebendo a matrícula civil norte-americana N104BF. No incício dos anos 1990 ele foi convertido como BT-67 pela empresa Basler Turbo Conversions Inc, de Oshkosh, Wisconsin. Após isso ele passou pelas mãos de diversos operadores privados, sempre mantendo a matrícula N104BF. Em janeiro de 2000, o clássico bimotor – agora revigorado – teve o registro civil cancelado e foi exportado para Mauritânia, onde recebeu a matrícula 5T-MAH.
Força Aérea Islâmica da Mauritânia
A Força Aérea Islâmica da Mauritânia possui apenas duas bases aéreas, sendo uma na capital Nouakchott (NKC/GQNN) e outra em Atar (ATR/GQPA), noroeste do país.
Em Atar estão as unidades de Treinamento com três Embraer 312F Tucano e dois Aermacchi F-260EU, além do Esquadrão de Ataque, equipado com três Embraer A-29B Super Tucanos. Na Base Aérea de Nouakchott estão o Esquadrão de Vigilância com aeronaves Britten-Norman BN-2A-21, Cessna 208B ISR Grand Caravan e Cessna 441 Conquest II, além do Esquadrão de Transporte onde estão os Airbus CN-235M, Pilatus PC-6/B2-H4 e Harbin Y12-I, bem como o clássico BT-67 Turbo Basler 5T-MAH.
Projeto BT-67 Basler
O projeto Basler BT-67 realizado pela empresa Basler Turbo Conversions realiza modificações em aeronaves Douglas DC-3 com objetivo de estender significativamente a vida útil desses clássicos vetores.
A conversão inclui a substituição dos motores à pistão originais por turboélices Pratt & Whitney Canada PT6A-67R, alongamento da fuselagem, reforço estrutural, modificações nos bordos de ataque e pontas das asas, atualização de aviônicos, entre outros.
Com essas modificações o velho Douglas pode levar 43% mais carga útil, tem velocidade 24% maior que na versão original, tem o dobro de capacidade de combustível, baixa velocidade de estol, entre outras melhoridas.
Nota RFA: Agradecemos ao autor das fotografias, o spotter Pedro Souza (@pedro_souza_spotting), de Fortaleza, por ceder as imagens para esta publicação.
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