USAF contrata empresa para desenvolver alvo aéreo supersônico. A empresa Exosonic e a USAF assinaram um contrato tupo Direct to Phase II Small Business Innovation Research (SBIR), para o desenvolvimento de um demonstrador de veículo aéreo não-tripulado supersônico (UAV) de baixa emissão de “boom sônico”. O documento foi concedido pelo Air Force Life Cycle Management Center’s AFWERX, em parceria com o Air Combat Command, o Air Force Research Laboratory e a Presidential and Executive Airlift Directorate.
O UAV supersônico de baixa emissão de ruído do “boom sônico”, será destinado para o treinamento em voo dos pilotos de caça da USAF. A partir do conhecimento obtido com este projeto, a Exosonic planeja desenvolver futuramente uma aeronave supersônica para voos comerciais tripulados. O período de execução deste contrato é de 15 meses.
“Nossa visão na Exosonic é fazer as pessoas voar em aeronaves supersônicas para qualquer lugar, sobre os continentes, e sem boom sônico. O projeto deste UAV será fundamental para obtermos conhecimento sobre as características desses voos. O UAV também será importante para a saúde da nossa empresa, pois irá proporcionar recursos que serão reinvestidos. Desta forma mostraremos para os nossos investidores, fornecedores e clientes, que podemos fazer aeronaves supersônicas sem a necessidade de bilhões de dólares”, disse Norris Tie, CEO da Exosonic.
O contrato com a USAF prevê a produção de um UAV supersônico para o treinamento dos pilotos de caça, que atuarão como aeronaves inimigas (agressor). O UAV da Exosonic preencherá uma lacuna no treinamento em voo real, com uma solução de baixo custo para uma aeronave adversária. O futuro jato será equipado com várias cargas úteis e sensores, o que reduzirá o desgaste das aeronaves operacionais que atuam como agressores, além de diminuir sensivelmente os custos com esses tipos de treinamentos.
Além da USAF, a Exosonic está trabalhando com outros órgãos do governo, como o Suporte Aéreo Tático, onde busca entender como o treinamento de pilotos pode ser aprimorado. Jim DiMatteo, Diretor de Comunicações e piloto do F-5 ADAIR disse: “Estamos entusiasmados com uma plataforma UAV supersônica que poderá operar em conjunto com um adversário tripulado como como os F-5 Advanced Tiger do Suporte Aéreo Tático. Essas capacidades expandidas irão melhorar significativamente o treinamento das forças a um custo reduzido.”
A Exosonic continuará explorando mais aplicações para os seus UAVs supersônicos, para ajudar na modernização do Departamento de Defesa dos EUA, em face às ameaças que estão surgindo. Este projeto ajudará nas pesquisas sobre o volume sonoro do voo supersônico, fomentando as autoridades da aviação civil nos seus estudos para levantar a proibição desses voos sobre o continente, por conta das restrições do boom sônico.
Fonte: Exosonic
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO