Coreia do Sul e Indonésia resolverão questões financeiras do KF-21 em novembro. A Coreia do Sul informou que concluirá as negociações sobre os atrasos nos pagamentos da Indonésia no projeto conjunto de construção do jato de combate KAI KF-21 Boramae (Falcão) da Korea Aerospace Industries (KAI) até o final de novembro.
A Indonésia concordou inicialmente em arcar com 20% dos US $ 7,3 bilhões do custo previsto para o desenvolvimento do novo caça. No entanto, a Indonésia parou de pagar devido a falta de recursos aliada a instabilidade do projeto, inclusive cogitando sair projeto em 2020. Informações adicionais deram conta que um dos fatores pra abandonar o projeto conjunto era aceitar uma proposta francesa para comprar caças Dassault Rafale prontos para uso, ex-Armée de l’Air et de l’Espace.
Este ano o governo de Jacarta decidiu continuar apostando no projeto, inclusive enviando engenheiros para a Coreia do Sul para retomar os trabalhos. O valor dos pagamentos em atraso atualmente é de US$ 586 milhões.
“Estou convencido de que a questão dos atrasos de pagamento será encerrada em novembro”, disse Kang Eun-ho, chefe da agência estatal de aquisição de armas Defense Acquisition Program Administration (DAPA).
As negociações de trabalho entre os dois países abordam uma série de questões, incluindo como e quando a Indonésia fará pagamentos atrasados. A sexta rodada de negociações está programada para o final deste ano, de acordo com a DAPA.
Jacarta encomendou recentemente seis aeronaves de treinamento T-50I construídas pela Korea Aerospace Industries (KAI). Kang ressaltou que é um sinal da disposição do país do Sudeste Asiático em cooperação tecnológica e industrial com a Coréia.
A aeronave foi apresentada oficialmente (roll out) pela Korea Aerospace Industries (KAI) em 09 de abril de 2021. Iniciado em 2016, o primeiro voo do KF-21 está previsto para o ano que vem. A Força Aérea da República da Coréia (RoKAF) espera que 40 unidades estejam operacionais em 2028 e que todos os 120 encomendados KF-21 sejam entregues até 2032.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS