Piloto USAF alcança 7 mil horas de voo no A-10C Thunderbolt II. Em 01 de setembro, o Tenente-Coronel John “Karl” Marks da 442d Fighter Wing (442d FW) da Reserva da Força Aérea dos Estados Unidos (AFRES – Air Force Reserve), alcançou um marco histórico de 7.000 horas de voo no A-10C Thunderbolt II. Além de ser o único piloto com essa marca, ele é um dos pilotos de caça com maior tempo na USAF.
Em seu currículo, o Tenente-Coronel Marks ostenta treze implantações de combate em vários teatros de operações, em mais de três décadas, desde a Guerra Fria. Ele é conhecido por ter destruído 23 carros de combate iraquianos em três missões.
“Eu adoro voar o A-10. Mesmo depois de 32 anos, ele não envelheceu. A tecnologia mudou com o tempo e as ameaças de nossos adversários também mudaram. Você não pode ficar parado. Você tem que se adaptar e melhorar”, disse Marks.
“Marks conseguiu 7.000 horas em um único tipo de aeronave – que façanha incrível! Ele é o primeiro da USAF nesta plataforma, há muito tempo. Ele é um excelente piloto de ataque, adora voar, e seu conhecimento é um recurso inestimável para o esquadrão. Se você ficar por aqui em uma tarde de sexta-feira, ouvirá algumas das suas histórias de guerra”, disse o Brig. Gen. Mike Schultz, Comandante do 442d FW.
Para registrar esse feito, Marks recebeu uma placa de 7.000 horas de voo no A-10, sendo 3.610 surtidas, e 358 apenas em missões reais de combate! São mais de 1.150 horas de voo em combate, com em várias operações como Tempestade no Deserto I, Tempestade no Deserto II e Afeganistão.
“… simplesmente incrível! Nenhuma palavra pode descrever o calibre de líder e piloto de caça que temos em nosso esquadrão”, disse o Tenente-Coronel Ryan Hodges, Comandante do 303rd Fighter Squadron ao entregar a placa para Marks.
Para comemorar as suas 7.000 horas de Thunderbolt II, e por uma razão muito especial, Marks pediu para fazer um voo com o Tenente Dylan Mackey, o piloto mais jovem do esquadrão.
“Dylan não é apenas o nosso piloto mais jovem, mas também tem uma profunda ligaçãocom a nossa Ala. Seu pai, o Brigadeiro da Reserva Gen. “Jimmy Mac” Mackey, era um piloto A-10 da nossa unidade, com quem voei muitas vezes ao longo dos anos. Foi muito especial voar minha 7.000ª hora com seu filho, Dylan, hoje. Os pais de Dylan puderam comparecer hoje e foi ótimo vê-los novamente”, disse Marks.
“É uma honra voar com um cara como Marks… Ele é um dos melhores pilotos de caça da Força Aérea de Combate, e poder dizer que voei com o piloto A-10 mais experiente do mundo é algo que vou lembrar para sempre. Karl tem tantos truques na manga que estou apenas tentando absorver tudo o que posso. Você sempre terá a garantia de aprender algo novo voando com ele”, disse o Tenente Mackey.
Perguntado sobre o ponto alto da sua carreira, o experiente piloto disse que se fosse obrigado a escolher, teria um empate técnico:
“…ficaria entre a eliminação de 23 carros de combate iraquianos em 25 de fevereiro de 1991, durante a Tempestade no Deserto, voando com Eric “Fish” Salomonson, e a missão no Vale Kunar do Afeganistão em 2014, quando fui capaz de uso todas as habilidades que aprendi como piloto A-10 para ajudar a extrair o Jaguar 20 de uma situação intensa de tropas em contato quando estavam quase cercados pelo Talibã”, disse Marks.
“Outros destaques que posso citar são: metralhar posições inimigas ao anoitecer, no Vale Tagab, no Afeganistão, com Todd “Riddler” Riddle; eliminar uma força inteira de combatentes da “Unidade Vermelha” do Talibã, à noite, com Brad “Roadie” Jones em 2018; uma louca missão noturna de mais de 8 horas em 2003 com Terry “Goof” Gostomski, cujos detalhes vou deixar de fora. No geral, sinto-me humilde e grato por comemorar esse marco hoje. A qualidade e o calibre dos pilotos de caça na força de hoje me mantêm jovem, humilde e me motiva diariamente”, completou o Oficial.
Além de seu tempo de vôo no A-10C, Marks também acumulou mais de 700 horas voando no T-38 Talon como piloto instrutor da USAF.
“Tenho pelo menos mais três anos voando até minha atual idade de aposentadoria obrigatória. Espero estender isso ainda mais para a idade de 62 anos, se a Força Aérea me permitir. Tem sido uma viagem louca e ainda tenho que voar muito”, disse o Ten Cel Marks.
Fonte: USAF
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