• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

IMAGENS: aeronaves da USAF realizam inédita operação em rodovia

6 de agosto de 2021
Um A-10 Thunerbolt II pousando na rodovia M-32, em Alpena, Michigan (Foto: USAF).

IMAGENS: aeronaves da USAF realizam inédita operação em rodovia. Em 05 de agosto, quatro A-10 Thunderbolt II e dois C-146 Wolfhounds da USAF, pousaram em uma rodovia, como parte do exercício Northern Strike 21. O treinamento ocorreu em um trecho da Michigan State Highway M-32, em Alpena, e conforme um comunicado da USAF, foi a primeira vez na história que as suas modernas aeronaves realizaram um pouso programado em rodovias no território americano.

IMAGENS: aeronaves da USAF realizam inédita operação em rodovia (Fotos: USAF).

As aeronaves de ataque A-10 operados pelo 354th Fighter Squadron, de Davis-Monthan AFB, Arizona e da 127th Wing da Base da Guarda Aérea Nacional de Selfridge, Michigan, além dos dois C-146 do Air Force Special Operations Command (AFSOC), de Duke Field, Flórida, operaram em uma segmento fechado da rodovia M-32, perto do Alpena Combat Readiness Training Center.

O C-146 Wolfhound do AFSOC também participou da operação na rodovia M-32 (Foto: USAF).

O Exercício Northern Strike é um treinamento anual, organizado pela Guarda Nacional de Michigan no National All Domain Warfighting Center (NADWC), e que abrange o Centro e Campo de Treinamento de Preparação de Combate Alpena Grayling Joint Maneuver Training Center.

“Essa operação comprovou que podemos pousar em qualquer rodovia. O A-10 pode operar em muito lugares para reabastecimento ou ser rearmado, para que possamos continuar operando qualquer lugar, a qualquer hora. Isso nos permitirá evitar o uso de bases construídas, que podem ser alvos dos nossos adversários, e contiuar movendo-se com muito mais rapidez”, disse o Capitão John Renner, comandante do 354th FS e um dos pilotos que participaram do pouso na rodovia.

Reportagem local sobre a operação na rodovia de Alpena (Fonte: The Alpena News).

A participação da 355th Wing neste exercício demonstrou o esforço contínuo da unidade para refinar suas capacidades ágeis de emprego em combate e o conceito Dynamic Wing, que melhora a capacidade de seus aviadores de operar em locais com infraestrutura e pessoal limitados. A capacidade do A-10 de pousar em uma variedade de superfícies, como rodovias e pistas de pouso não preparadas, permite que rapidamente a USAF projete o seu poder aéreo mais próximo do cenário de combate.

Conforme o Chefe do Estado-Maior da USAF, General Charles Q. Brown Jr., essas operações estão em alinhamento com a abordagem estratégica de “Accelerate Change or Lose” (Acelerar a Mudança ou Perder), testando e provando táticas inovadoras que não são normalmente treinadas, que posicionam a força para superar qualquer potencial adversário.

Vibração com a operação do Thunderbolt na rodovia (Fonte: Youtube).

“Este é um pequeno passo para aumentar nossa confiança em operar em locais austeros. Estamos aumentando o número de áreas nas quais podemos pousar, para gerar e distribuir poder aéreo de ataque, operando a partir de pistas de terra ou com pavimentação. Acelerar a mudança significa aproveitar todas as oportunidades para seguir em frente e aumentar sua prontidão”, disse o Tenente-Coronel Gary Glojek, Comandante do 354th FS.

A USAF está mudando seus conceitos de operações para projetar poder por meio do Agile Combat Employment (ACE), e tem aplicado essas táticas em treinamentos para sustentar a sua agilidade. Este exercício é fundamental para garantir que a 355th Wing e a força total estejam preparadas para deter e, se necessário, derrotar os possíveis adversários.

População acompanha operação do A-10 (Fonte: Youtube).

“Estamos prontos para chegar ao alcance do ataque, para gerar e distribuir poder aéreo de combate a partir de milhares de locais em todo o mundo. Ficaremos mais ágeis ​​e mais flexíveis à medida que fazemos isso”, disse o Tenente-Coronel Glojek.

Como medidas de precaução e segurança dos civis, um segmento da rodovia M-32, a leste de Herron Road e a oeste de King Settlement Road, foi fechada entre 8h às 13h. Durante este período, o tráfego foi para a rodovia M-65, Werth Road, EUA- 23 e Ripley Street. A energia elétrica foi temporariamente desconectada das residências ao redor da área de pouso para evitar danos à terceiros.

C-146A pousando na M-32 (Fonte: Youtube).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login