Israel quer o F-15EX (F-15IA). O governo de Israel está de olho na nova versão do F-15, o F-15EX Eagle II para equipar a Heyl Ha’Avir (IAF – Israeli Air Force), tanto que ja vem discutindo com a Boeing desde o início do ano uma versão israelense do “EX”, designada F-15IA (Israel Advanced). Além do F-15IA a IAF também quer modernizar os F-15I Ra’am (versão israelense do F-15E Strike Eagle). No próximo dia 2 de setembro, o primeiro ministro de Israel Naftali Bennett fará uma visita oficial aos Estados Unidos, onde um dos assuntos com o Presidente Joe Biden é solicitar um incremento no Foreign Military Financing (FMF), justamente para adquirir um lote de F-15IA Eagle II.
Desde setembro de 2020 o Governo de Israel vem negociando com os EUA um pacote de armas de até US$ 8 bilhões, que inclui aeronaves adicionais Lockheed F-35I Adir, oito KC-46A Pegasus e aeronaves multimissão Bell MV-22 Osprey, além de armamento. Em fevereiro o Governo Israelense aprovou um gastos de US$ 9 bilhões, sendo que US$ 7 bilhões seriam parte do que sobrou dos US$ 38 bilhões que Washington está dando a Israel nos anos 2019 – 2028, como financiamento militar externo previsto em lei (FMF).
Os outros US$ 2,5 bilhões estão sendo viabilizados graças a uma engenharia financeira que permitirá a pasta de defesa atrasar em cinco anos o reembolso aos cofres públicos de um empréstimo que tomou do Citibank, em 2015, fora do orçamento previsto, para financiar parte da compra dos F-35I.
Agora a ideia é conseguir acréscimo no resquício do FMF de cerca de US$ 7 bilhões para garantir financiamento suficiente para comprar de 20 a 25 Boeing F-15IAs e para modernizar a frota existente de 25 F-15I, atualizando os aviônicos, o radar e computadores de missão. Apesar das capacidades excepcionais do F-35I Adir, Israel busca melhorar as capacidades da sua frota Ra’am, complementada com novos F-15IA.
O F-15IA tem uma capacidade muito maior. A aeronave pode transportar cerca de 30.000 libras de armas, enquanto o Adir pode transportar 5.000 libras internamente e tem até 18.000 libras de capacidade total de carga ao usar estações externas. Israel espera poder adaptar o software e o hardware do F-15IA às necessidades específicas da IAF, incluindo os pacotes de guerra eletrônica, comunicação, mísseis e aviônicos feitos em Israel.
@CAS