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Israel aprova a compra de mais de US$ 9 bilhões para a IAF

10 de fevereiro de 2021
A Heyl Ha’Avir que mais aeronaves F-35I “Adir” (Foto: IAF).

No último domingo – 7/02, a Heyl Ha’Avir ou Força Aérea de Israel (IAF – Israeli Air Force) saiu de uma reunião no Gabinete do Governo Israelense com um “OK” para a aquisição de US$ 9,5 bilhões em armas! A reunião de certa forma coroa e ratifica uma negociação que vinha sendo costurada desde setembro de 2020, entre Israel o os estados Unidos.

Após a notícia de que Israel assinou um acordo de paz com Bahrein e os Emirados Árabes Unidos, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, foi à Casa Branca para obter a aprovação de um novo pacote de armas. Este pacote, avaliado em até US$ 8 bilhões, incluía aeronaves adicionais Lockheed F-35I Adir, oito KC-46A Pegasus e aeronaves multimissão Bell MV-22 Osprey, além de armamento.

Além do F-35I, F-15EX e KC-46 o pacote também inclui aeronaves MV-22 Ospey (Foto: USN).

Quase cinco meses depois, veio a aprovação formal do governo israelense. Cerca de 7 dos US$ 9 bilhões são parte do que sobrou dos US$ 38 bilhões que Washington está dando a Israel nos anos 2019 – 2028, como financiamento militar externo previsto em lei. Os outros US$ 2,5 bilhões (NIS 9 billion) estão sendo viabilizados graças a uma engenharia financeira que permitirá a pasta de defesa atrasar em cinco anos o reembolso aos cofres públicos de um empréstimo que tomou do Citibank, em 2015, fora do orçamento previsto, para financiar parte da compra dos F-35I. O vencimento previsto era para o período 2022 – 2026, mas o Ministério da Defesa a Forças de Defesa de Israel (IDF – Israel Defense Foces) decidiram usar o dinheiro das parcelas bancárias para comprar mais aeronaves, novamente, fora do quadro orçamentário.

Quanto ao pagamento do empréstimo, existem opções. O atraso poderá ser pago com o dinheiro do próximo pacote de ajuda dos Estados Unidos (2027 – 2031), desde que seja aprovado ou ser sendo pago pelo governo, ficando a defesa como devedora do estado, o que poderá representar em decréscimo no orçamento futuro. O eventual atraso, sobrecarregaria o contribuinte israelense com US$ 217 milhões em juros, que terão que ser cobertos pelo orçamento da defesa e não pelo caixa comum.

Sikorsky CH-53A/S-65 “Yas’ur” (Foto: IAF).

Por tanto os US$ 9,5 bilhões serão destinados à compra de aeronaves Boeing KC-46A, considerado uma prioridade para substituir a velha frota de Boeing K-707; a compra de um lote de Boeing/Bell VM-22, além da aquisição de mais caças Lockheed Martin F-35I e dos novos Boeing F-15 EX para complementar a frota de F-15I. Não ficou claro se os Bell MV-22 Osprey substituirão os Sikorsky CH-53A/S-65 “Yas’ur”. Porém assim como o KC-46 a aeronave é considerada prioridade. Existe portanto, a possibilidade da aquisição de um helicóptero pesado no pacote.

O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda de até oito KC-46A e equipamentos relacionados a Israel por um custo estimado de US $ 2,4 bilhões em março de 2020. A intenção da Heyl Ha’Avir é formalizar o mais rápido possível os pedidos a Defense Security Cooperation Agency (DSCA), para obter a aprovação do congresso americano, e assim fechar o pacote ainda em 2021.

Os KC-707 deverão sair de cena para a entrada dos KC-46A (Foto: IAF).

@CAS

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