USAF realiza última revisão PDM nos MC-130H Combat Talon II. O Warner Robins Air Logistics Complex (WR-ALC), sediado na Base Aérea de Robins, na Geórgia, realizou a última revisão programada de grande porte (PDM – Programmed Depot Maintenance) de um Lockheed MC-130H Combat Talon II, da frota operacional da USAF. Esta versão especial do Hércules, está sendo substituída pelos Lockheed Martin MC-130J Commando II, mais modernos.
A aeronave, matrícula AF 87-0023, decolou de Robins AFB em 20 de agosto, em voo de translado para Hurlburt Field, Flórida, onde está sediado o 15th Special Operations Squadron (15th SOS) – “Global Eagles”, da 1st Special Operations Wing.
Desenvolvido no final da década de 1980, o Combat Talon II é um vetor do Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC), destinado para atuar em missões de infiltração, exfiltração, reabastecimento de tropas e desembarque de equipamentos em território hostil ou de acesso negado. As suas missões secundárias incluem operações psicológicas e reabastecimento em voo de helicópteros e tiltrotores.
Um total de 24 MC-130H produzidos para a USAF, sendo que quatro foram perdidos em acidentes. Desde 21 de setembro de 2015 até o último dia 13 de agosto, oito MC-130H foram desativados e enviados para o “cemitério” do 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (AMARG), em Davis-Monthan AFB, Arizona.
Atualmente, os doze Combat Talon II operacionais são operados pelo 15th SOS. Até 04 de dezembro de 2019, eles também eram operados pelo 353rd Special Operations Group, do 1st SOS “Stray Goose International”, sediados na Base Aérea de Kadena, Japão. Hoje a unidade oriental opera apenas a versão MC-130J.
De acordo com Doug Ruggerio, Gerente Sênior da frota C-130 do 560th Aircraft Maintenance Squadron, o processo de PDM dos novos MC-130J terá início apenas no ano fiscal de 2023.
Com cerca de sete mil funcionários, o Warner Robins Air Logistics Complex (WR-ALC) da Robbins AFB, é responsável pelas revisões programadas de grande porte (PDM), bem como suporte técnico de engenharia e desenvolvimento de software para F-15 Strike Eagle, C-5 Galaxy, C-130 Hércules, C-17 Globemaster III, além da frota de aeronaves das Forças de Operações Especiais. Com quase oito décadas de existência, o Complexo tem capacidade para manter a frota em tempos de paz, e durante períodos de alta demanda, como em tempos de crise.
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