Acidente com JF-17 Thunder da Força Aérea Paquistanesa. Na última sexta-feira (06/08), um JF-17B Thunder da Força Aérea do Paquistão (PAF), caiu durante uma missão de treinamento. Ambos os pilotos ejetaram com segurança.
Conforme informações, a aeronave matrícula 20-614, caiu na região de Attock, próximo Base Aérea de Minhas (ATG/ICAOS), a sede do Esquadrão 16 Panteras Negras. Este jato foi recebido em 30 de dezembro do ano passando, como parte de um lote de 14 caças entregues em uma cerimônia nas instalações da PAC Kamra (Pakistan Aeronautical Complex), conforme noticiamos aqui no site da RFA.
Este é o quarto acidente com o caça de produção local JF-17 Thunder, desde que entrou em operação na PAF em 2007. Neste período, a fabricante PAC – Pakistan Aeronautical Complex, entregou aproximadamente 135 JF-17 para a Força Aérea Paquistanesa. A PAF emitiu um comunicado nas suas redes sociais, informando que foi aberta uma invetigação para apurar as causas do acidente.
Como de costume, o Martin Baker, fabricante dos assentos ejetáveis PK16LE, que equipam os JF-17 do Paquistão, publicou no seu Twitter a ejeção com sucesso dos pilotos paquistaneses, informando que os seus assentos já salvaram 7.654 vidas.
O PAC JF-17 Thunder é um caça monomotor multifuncional desenvolvido em conjunto entre a China (CAC – Chengdu Aircraft Corporation) e o Paquistão (PAC – Pakistan Aeronautical Complex). A versão biplace é usada em treinamento e conversão de pilotos (LIFT – Lead-In Fighter Trainer), além de serem operacionais para missões de ataque ao solo e reconhecimento.
@FFO