Nesta terça-feira (15), um caça PAC JF-17 Thunder da Força Aérea do Paquistão (PAF) caiu na cidade de Pindigheb, província de Punjab, no norte do país. O porta-voz da força aérea informou que o piloto sobreviveu ao ejetar com segurança, e que nenhuma pessoa ou estrutura foi atingida em solo.
A fabricante britânica do assento ejetável, Martin-Baker, se manifestou em suas redes sociais, relatando o sucesso do funcionamento de seu equipamento, que salvou a vida do piloto. “Isso marca a primeira ejeção de um JF-17 equipado com assento Martin-Baker PK16LE”, acrescentou o comunicado.
Embora nunca fôssemos comemorar a perda de qualquer aeronave, a primeira ejeção bem-sucedida de qualquer programa de assentos nos dá uma enorme sensação de orgulho pelo fato de o desenvolvimento contínuo de produtos realizado na Martin-Baker ter salvado 7.632 vidas, até hoje.
Originally tweeted by Martin-Baker (@MB_EjectEject) on 15 de September de 2020.
Este foi o quinto acidente com aeronaves de caça da PAF, desde o início do ano, resultando em três pilotos falecidos e três ejetados com segurança.
No início de janeiro, uma aeronave FT-7 caiu perto de Mianwali, matando os dois pilotos, o Líder do Esquadrão, Haris bin Khalid e o Oficial Aviador Ibaadur Rehman.
Em 12 de fevereiro, uma aeronave T-37C caiu perto de Takht Bhai, no distrito de Mardan, em Khyber Pakhtunkhwa. No mesmo mês, um Mirage III da PAF caiu perto da rodovia Lahore-Multan. Em ambos acidente os pilotos ejetaram com sucesso. Em março deste ano, uma aeronave F-16 da PAF caiu perto de Shakarparian em Islamabad durante os ensaios para o desfile de 23 de março, matando o Comandante de Ala Nauman Akram
@FFO