Japão cada vez mais perto de receber o primeiro KC-46A. Recentemente, doze militares do do 405th Air Refueling Squadron, da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF – Japanese Air Self-Defense Force), concluíram o treinamento em aeronaves Boeing KC-46 Pegasus. Participaram do treinamento na Base Aérea da USAF, em Altus, Oklahoma, seis pilotos e seis operadores de REVO (Reabastecimento em Voo).
Ao longo de três meses, os japoneses passaram pelo mesmo treinamento padrão dos militares americanos. Dividido em três etapas, inicialmente os militares realizaram o treinamento teórico, passando pelos simuladores e, finalmente, na terceira fase foram realizados oito voos nos KC-46A do 56th Air Refueling Squadron da USAF.
O primeiro KC-46A Pegasus da JASDF, futuro 14-3611 (c/n 66565), fez o seu primeiro voo em 08 de fevereiro de 2021, e desde então vem sendo preparado para entrega ao operador oriental. Nesta terça-feira (15/06), o KC-46 japonês, ainda ostentando o registro civil temporário N6018N, foi transladado de Boeing Field, Seattle (IATA: BFI / ICAO: KBFI), para Paine Field, Everett (IATA: PAE / ICAO: KPAE).
A Boeing conquistou o contrato inicial para o primeiro KC-46A e serviços de logística para a JASDF em dezembro de 2017, após vencer a competição KC-X do Ministério da Defesa do Japão. A primeira aeronave foi avaliada em U$ 279 milhões. Um novo contrato para uma segunda aeronave foi concedido à Boeing em dezembro de 2018. Em, finalmente, 30 de outubro de 2020 a JASDF exerceu a opção via Foreign Military Sale (FMS) de converter mais duas opções em encomendas firmes. Portanto, ao todo serão quatro reabastecedores KC-46A na JASDF ao custo próximo de aproximadamente US$ 1 Bilhão.
@FFO