O primeiro KC-46A Pegasus da Koku-Jieitai (JASDF – Japanese Air Self-Defense Force), matriculado 14-3611 fez seu primeiro voo dia 8 de fevereiro de 2021 a partir da planta de Everett, WA. O JASDF 14-3611 é B767-2C c/n 66565 e l/n 1207, ou seja, o 1207º Boeing 767 construído que voou com matrícula de teste N6018N.
Tradicional parceiro americano, o Governo Japonês foi o primeiro cliente internacional do KC-46 Pegasus, tendo adquirido duas aeronaves.
Após seu voo inaugural, o primeiro KC-46A japonês agora fará a transição para a fase de certificação de desenvolvimento antes de ser entregue a JASDF ainda este ano. Esse voo bem-sucedido destacou um marco importante no programa KC-46 da Boeing, pois marcou a primeira vez que um KC-46A destinado a atender um cliente internacional fez o first flight.
“Este é um marco emocionante para o JASDF e a Boeing. O Japão está cada vez mais perto de receber o tanque de reabastecimento aéreo mais avançado do mundo”.
Jamie Burgess, gerente do programa KC-46 da Boeing.
A Boeing conquistou o contrato inicial para o primeiro KC-46A e serviços de logística para a JASDF em dezembro de 2017, após vencer a competição KC-X do Ministério da Defesa do Japão. A primeira aeronave foi avaliada em U$ 279 milhões. Um novo contrato para uma segunda aeronave foi concedido à Boeing em dezembro de 2018. Em, finalmente, 30 de outubro de 2020 a JASDF exerceu a opção via Foreign Military Sale (FMS) de converter mais duas opções em encomendas firmes. Ao todo serão quatro reabastecedores KC-46A na JASDF ao custo próximo de US$ 1 Bilhão.
“O KC-46 da Boeing e seus sistemas defensivos robustos terão um papel inestimável na aliança de segurança entre nossos dois países. A capacidade deste tanque de transportar cargas e passageiros também o torna uma ferramenta crítica para apoiar os esforços de ajuda humanitária em toda a região do Pacífico e além”.
Will Shaffer, presidente da Boeing Japan.
@CAS