• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

KC-46A da JASDF faz seu primeiro voo

9 de fevereiro de 2021
Decolagem do KC-46A 14-3611 de Everett em 8 de fevereiro (Foto Boeing/Marian Lockhart).

O primeiro KC-46A Pegasus da Koku-Jieitai (JASDF – Japanese Air Self-Defense Force), matriculado 14-3611 fez seu primeiro voo dia 8 de fevereiro de 2021 a partir da planta de Everett, WA. O JASDF 14-3611 é B767-2C c/n 66565 e l/n 1207, ou seja, o 1207º Boeing 767 construído que voou com matrícula de teste N6018N.

Tradicional parceiro americano, o Governo Japonês foi o primeiro cliente internacional do KC-46 Pegasus, tendo adquirido duas aeronaves.

Após seu voo inaugural, o primeiro KC-46A japonês agora fará a transição para a fase de certificação de desenvolvimento antes de ser entregue a JASDF ainda este ano. Esse voo bem-sucedido destacou um marco importante no programa KC-46 da Boeing, pois marcou a primeira vez que um KC-46A destinado a atender um cliente internacional fez o first flight.

“Este é um marco emocionante para o JASDF e a Boeing. O Japão está cada vez mais perto de receber o tanque de reabastecimento aéreo mais avançado do mundo”.

Jamie Burgess, gerente do programa KC-46 da Boeing.

A Boeing conquistou o contrato inicial para o primeiro KC-46A e serviços de logística para a JASDF em dezembro de 2017, após vencer a competição KC-X do Ministério da Defesa do Japão. A primeira aeronave foi avaliada em U$ 279 milhões. Um novo contrato para uma segunda aeronave foi concedido à Boeing em dezembro de 2018. Em, finalmente, 30 de outubro de 2020 a JASDF exerceu a opção via Foreign Military Sale (FMS) de converter mais duas opções em encomendas firmes. Ao todo serão quatro reabastecedores KC-46A na JASDF ao custo próximo de US$ 1 Bilhão.

KC-46A Pégasus da Koku-Jieitai 14-3611 em seu roll out em setembro de 2020 (Foto: Boeing).

“O KC-46 da Boeing e seus sistemas defensivos robustos terão um papel inestimável na aliança de segurança entre nossos dois países. A capacidade deste tanque de transportar cargas e passageiros também o torna uma ferramenta crítica para apoiar os esforços de ajuda humanitária em toda a região do Pacífico e além”.

Will Shaffer, presidente da Boeing Japan.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login