Pouso de emergência de um UH-1Y dos Fuzileiros americanos no Japão. Na noite de quarta-feira (02/06), um helicóptero Bell UH-1Y Venon, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC), baseado na Estação Aérea Naval (NAS) Futenma, Japão, realizou um pouso não programado, na Ilha de Tsuken, Prefeitura de Okinawa. Não houve danos materiais, e nenhum dos cinco tripulantes que estavam à bordo ficou ferido.
Conforme informações dos militares americanos, repassadas para a Polícia da Prefeitura de Okinawa, eles estavam em missão de treinamento noturno, quando experimentaram uma pane mecânica, por volta das 23h00 (local). Sem condições de prosseguir, o piloto realizou um pouso em uma área descampada, a cerca de cem metros das residências da vila de Urumi, e a cerca de 20 quilômetros da NAS Futenma.
Em comunicado para o comitê da Câmara dos Vereadores de Okinawa, o Ministro da Defesa, Nobuo Kishi, disse que encaminhou um pedido para que os militares dos Estados Unidos, realizem um controle mais apurado na manutenção preventiva dos seus recursos estacionados no país.
A pequena Ilha de Tsuken, tem uma população de cerca de 380 habitantes, e fica a cerca de quatro quilômetros a sudeste da ilha principal de Okinawa. Com poucos moradores, o incidente chamou a atenção e assustou algumas pessoas. O governo criou uma força-tarefa envolvendo os ministérios das Relações Exteriores e da Defesa e o Secretariado do Gabinete para investigar o incidente.
“Helicópteros militares dos EUA costumam voar perto da nossa ilha, mas nunca pensei que um deles faria uma aterrissagem aqui. Estou ansioso, e gostaria da redução dos voos de treinamentos aqui“, disse o morador Ritsuo Kora, de 68 anos.
A Ilha de Okinawa hospeda cerca de 70 por cento das instalações militares americanas no Japão, e representa 0,6 por cento da área terrestre do país.
@FFO