FAA testa o novo pod ISR para o IA-58 Pucará Fénix. A Direção Geral de Pesquisa e Desenvolvimento da Força Aérea Argentina (FAA), em conjunto com o empresa INVAP, de San Carlos de Bariloche, está realizando os primeiros testes em voo visando a certificação do novo pod de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento e Radar Aerotransportado Argentino Banda X (ISR – RAXA) para o futuro IA-58 Pucara Fénix.
Foram realizados os primeiros voos de certificação do Modelo de Avaliação Tecnológica (MET 1) do projeto POD ISR – RAXA. Desenvolvido localmente, esses sensores permitirão aumentar a capacidade operacional das Forças Armadas e de Segurança argentinas, com um custo bastante baixo.
As primeiras reuniões entre o INVAP e a FAA fora iniciadas há um ano, visando o alinhamento do plano de trabalho e as características operacionais do projeto. Os primeiros testes estáticos dos radares, foram realizados em fevereiro deste ano.
Entre março e abril, foram definidos os cronogramas de testes em solo e em voo, em coordenação com a equipe Centro de Testes de Voo (CEV) e da III Brigada Aérea, envolvendo as modificações da aeronave IA-58 Pucará, matrícula A-582, para receber o pod e um console operacional na nacele traseira.
O primeiro voo iniciou uma bateria de testes aerodinâmicos para observar o comportamento estrutural da aeronave com o novo pod. Outros voos aconteceram na sequência, onde fora realizados testes de compatibilidade e interferência eletromagnética (EMI/EMC), sistema elétrico, ergonomia de cockpit, vibrações e avaliações de temperaturas, entre outros.
Pela primeira vez, foram realziadas primeiras imagens obtidas por um radar aerotranportado argentino, embarcado em uma aeronave Pucará de fabricação nacional. Os testes continuarão com o objetivo de adquirir informações de radar em modo strip map para a geração de um Radar de Abertura Sintética (SAR), que consiste no processamento de algoritmos capturadas pela antena.
O Projeto prevê a que a segunda etapa do Modelo de Avaliação Tecnológica 2 (MET 2), seja iniciada no próximo mes de junho, e deverá se prolongar por um ano, até atingir o status de Protótipo RADAR Operacional no POD ISR (MET 3).
Este protótipo terá um radar SAR AESA (Active Electronically Scanned Array), além de uma pod giroestabilizado com câmera eletro-óptica desenvolvida pela FIXVIEW.
@FFO