Após vários meses parado, o Centro de Ensayos en Vuelo (CEV), da Fuerza Aérea Argentina (FAA) e a Fábrica Argentina de Aviones S.A. (FADEA), retomaram a campanha de testes do Pucará Fênix. Em 25 de fevereiro, o protótipo matrícula OVX-501, decolou do Aeroporto de Córdoba (COR/SACO), para um voo de testes nos sistemas hidráulicos.
Os voos de experiências para avaliação do desempenho e das características, tem como objetivo principal a certificação da aeronave pela autoridade aeronáutica, após as modificações implementadas. Para receber o documento, o protótipo deverá cumprir uma série de etapas de testes, entre eles os voos de experiências, para avaliações do novo conjunto de motores e hélices, pod de radar, aviônicos, entre outros sistemas e modernizações solicitadas pela FAA.
O calendário do programa Pucará Fênix foi afetado pelas restrições de viagens à Argentina, causadas pela pandemia do novo coronavirus. Foram canceladas visitas das equipes técnicas das empresas Hartzell e Pratt & Whitney, para certificação das hélices e dos motores PT6A-62 respectivamente. Esses adiamentos causaram um efeito cascata no programa do Fênix, que tem a certificação prevista para este ano e o início da produção em série em 2022.
A conclusão do protótipo OVX-501, foi apoiada no ano passado, com a assinatura de um acordo interadministrativo para a modernização da frota da FAA. Entre os itens do contrato, está a conclusão da campanha de testes de voo, certificação e integração do sistema ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) do novo Pucará Fênix.
@FFO