Espanha assume liderança do Policiamento Aéreo do Báltico OTAN. O Ejército del Aire de Espanha (EdA) assumiu a responsabilidade da Aeronautica Militare Italiana (AMI), de liderar a missão de Policiamento Aéreo do Báltico (BAP) da OTAN. Uma breve cerimônia foi realizada hoje (29/04), na Base Aérea Šiauliai, Lituânia, com representantes da OTAN, Itália, Espanha e autoridades lituanas.
Uma equipe de 130 militares e sete caças Eurofighter Typhoon espanhóis, irão atuar pelos próximo quatro meses na proteção do espaço aéreo dos países bálticos. O Centro de Operações Aéreas Combinadas da OTAN em Uedem, Alemanha, juntamente com os Centros de Controle e Notificação do Báltico em Karmelava, Lituânia, Lievlarde, Letônia e Tallinn, Estônia, estarão encarregados de gerenciar as missões dos caças espanhóis que patrulharão o espaço aéreo do Báltico.
Ao mesmo tempo, os militares italianos encerram um desdobramento de oito meses, como nação líder do BAP, iniciada em 01 de setembro do ano passado. Os Eurofighters italianos realizaram cerca de 40 interceptações de aeronaves militares russas no espaço aéreo internacional, voando perto das fronteiras da OTAN, além de várias surtidas de treinamento operacional para.
Desde 2004, quando a Estônia, a Letônia e a Lituânia aderiram à OTAN, os Aliados se revezam para implantar uma capacidade de policiamento aéreo eficaz na região do Mar Báltico. A missão conjunta mostra a vigilância e coesão da Aliança, e é um forte sinal da prontidão da OTAN para preservar a segurança e impedir a agressão, mantendo as populações Aliadas seguras.
@FFO