Reino Unido adquire helicópteros Boeing CH-47ER Chinook. O Reino Unido e o Pentágono chegaram a um acordo envolvendo a comercialização de 14 helicópteros de transporte pesado Boeing CH-47ER Chinook. Segundo o jornal Seattle Times, o contrato, no valor de US $ 2 bilhões, envolve o fornecimento de motores extras, peças sobressalentes, armamentos, radar e sistemas de autoproteção contra mísseis.
O acordo teria sido oficialmente iniciado através de uma carta de intenções – não divulgada – da Embaixada do Reino Unido em Washington. O contrato serve como impulso para a Boeing, que tem buscado novos clientes para manter as atividades da sua unidade na Filadélfia, responsável pela produção dos CH-47 Chinook. Desde o ano passado, a fabricante americana negocia com o governo dos Emirados Árabes Unidos a venda de dez unidades dos helicópteros pesados.
Com os novos helicópteros CH-47ER (Extended Range), o Reino Unido pretende substituir alguns dos 60 unidades mais antigas ainda em serviço, e adquiridas nos anos 1980. Os CH-47F Bloco II Extended Range (ER) é caracterizado pela instalação de tanques com capacidade aumentada, que ampliam substancialmente o raio de ação e autonomia.
Enquanto o negócio não é confirmado oficialmente, o Reino Unido estaria disposto a postergar a entrega das primeiras unidades em até três anos, devido aos impactos econômicos da pandemia Covid-19. A entrega de todas aeronaves deverá estar concluída antes do final de 2030.
@FFO