Atualização 17/04/2021 23:59 UTC – Hércules da FAU participa de missão SAR na costa uruguaia. Última posição plotada pelo site “Marine Traffic”, para o navio cargueiro de bandeira de Curaçao, Water Phoenix, que viaja de Ghana, África, para o Chile.
Na tarde de sexta-feira (16/04), a Força Aérea Uruguaia (FAU) realizou uma missão de Busca e Salvamento (SAR) em alto mar, desdobrando um de seus KC-130H Hércules do Esquadrão Aéreo N.° 3 (Transporte), que participou das operações, em conjunto com embarcações da Armada Nacional.
Os meios uruguaios foram acionados através do protocolo internacional SAR, emitido pelo navio Water Phoenix. A embarcação estava navegando a cerca de 750 milhas náuticas (1.400 quilômetros) da costa uruguaia, quando envio pedido de socorro para um homem da sua tripulação que caiu no mar.
Imediatamente o Centro de Coordenação de Resgate da FAU, em apoio ao Centro de Coordenação de Resgate no Mar da Armada Nacional, acionou um KC-130H para missão SAR marítimo.
O KC-130H da FAU, com a tripulação técnica e seis observadores SAR à bordo, partiu da Base Aérea Nº 1, em Montevidéu, para um voo de três horas até o local onde o homem teria caído ao mar. A partir deste ponto, foram iniciados padrões de buscas em uma área de 10 milhas quadradas (18 km), por um período de duas horas. Em caso de avistamento da vítima, os pilotos do KC-130H farão uma manobra de marcação do ponto e os observadores lançarão sinalizadores de fumaça, além de dois botes infláveis.
O Hércules retornou à noite para a capital uruguaia, sem encontrar a vítima. Possivelmente às buscas prosseguirão neste final de semana.
@FFO