O porta-aviões Cavour (C-550) da Marinha italiana (Marina Militari Italiana), chegou à Estação Naval de Norfolk, na Virgínia, em 13 de fevereiro, para realizar os testes de certificação operacional do F-35B Lighting II Joint Strike Fighter (JSF).
Em Norfolk, os pilotos da Marinha Italiana realizarão treinamento de pousos e decolagens lançados, além de decolagem curta e pouso vertical (STOVL), visando a qualificação para a transição para a nova aeronave embarcada F-35B JSF. Os testes à bordo dos porta-aviões e as subsequentes operações conjuntas com navios e aeronaves da 2ª Frota dos EUA, visam melhorar a interoperabilidade e fortalecer o relacionamento entre dois membros da OTAN, informou a U.S. Navy em comunicado.
O C-550 foi comissionado em 2008 e atualmente opera com o AV-8B Plus Harrier II, que serão substituídos em breve pelos Lightning II, adquiridos pela Itália para reequipar a aviação naval e a Aeronautica Militare (AMI).
Recebido em Norfolk pelo pessoal de apoio do porta-aviões americano USS John C Stennis (CNV 74), o Cavour permanecerá nos EUA por duas semanas, preparando-se para as operações que acontecerão no mar. Os militares do USS John C Stennis estão coordenando e fornecendo todos os serviços de cais exigidos pelo C-550, incluindo reabastecimento, operações com mergulhadores, equipamentos, pessoal de carga, segurança e funções médicas de contingência.
Enquanto estiver no Atlântico Ocidental, o ITS Cavour será embarcado por uma equipe da F-35 Pax River Integrated Test Force (ITF), da Naval Air Station Patuxent River (Maryland), equipamentos de apoio e duas aeronaves de testes F-35B do Air Test and Evaluation Squadron (VX)-23 “Salty Dogs”.
@FFO