A U.S. Navy (USN) iniciou os testes de STOVL (decolagem curta e pouso vertical), em terra, como preparativos para a operação embarcada de um destacamento de F-35B Lighting II Joint Strike Fighter (JSF), no porta-aviões ITS Cavour (C-550), da Marina Militare Italiana (MMI), que está à caminho dos EUA para a qualificação e certificação do navio.
Os treinamentos SVTOL são realizados pelos pilotos do Air Test and Evaluation Squadron (VX)-23 “Salty Dogs”, pertencentes ao F-35 Patuxent River Integrated Test Force (ITF), da Estação Naval de Patuxent River, Maryland. Conforme a USN, este treinamento em solo, realizado no Field Carrier Landing Practice (FLCP), é fundamental para preparar as equipes da ITF antes de se deslocar para o porta-aviões Cavour, da Marinha Italiana.
A MMI trabalhará em conjunto com o US Marine Corps Test Center no desenvolvimento do F-35B, para estabelecer os limites de seu uso a bordo do Cavour, entre lançamentos e recuperações e para realizar as qualificações da Aviação Naval pilotos que já estão nos Estados Unidos para o curso de treinamento do F-35B. As previsões da MMI são obter o COI de Cavour e o Grupo de Aeronaves Embarcados em 2024, que terá oito aeronaves F-35B embarcadas e cerca de 12 pilotos treinados e prontos para combate.
@FFO