A companhia aérea estatal venezuelana Conviasa, recebeu no último dia de 2020 o seu primeiro Airbus A340-300. Conforme noticiamos aqui no Site da RFA em outubro do ano passado, esta aeronave foi adquirida pelo Governo Maduro da companhia privada Avior, onde voava com a matrícula YV-3292.
Fabricado em 1997, o quadrimotor passou por uma completa revisão, reconfiguração interna e pintura externa para o padrão Conviasa, realizado nas instalações da companhia iraniana Mahan Air, no Aeroporto Internacional de Teerã. Ele chegou na capital iraniana em julho do ano passado, ostentando a matrícula provisória YV-643T.
A frota operacional da Conviasa não é completamente conhecida, mas compõem a lista de aviões com a pintura padrão da empresa, dois jatos executivos utilizados pela presidência da república, o Airbus A319-133CJ, matrícula YV-2984 (ex. FAV-0001) e o Embraer 190BJ, matrícula YV-3016. Recentemente, funcionários de alto escalão disseram que a estatal estuda a aquisição de três Airbus A340-500.
A companhia estatal Conviasa, sempre despertou muitas suspeitas, principalmente nas operações internacionais. A empresa de Maduro mantém frequente ligação com o Irã, Síria, Cuba, Turquia entre outros. A Revista Veja publicou uma reportagem especial em 14 de março de 2015, assinada pelo jornalista Leonardo Coutinho, que fala sobre as rotas e os objetivos obscuros da empresa.
@FFO