Em 17 de dezembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu o segundo E-99M modernizado na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). A primeira aeronave foi recebida em novembro, conforme noticiamos aqui.
O segundo E-99M, matrícula 6703, foi recebido na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO), sede do 2°/6° GAV – Esquadrão Guardião, após cumprir voo de traslado tendo como 1P o Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, Comandante do 2º/6º GAV e 2P Capitão Aviador Raoni Miranda.
“Hoje, recebemos mais uma aeronave E-99M, aeronave de extrema relevância para a missão da Força Aérea Brasileira, que juntamente com um quadro de tripulantes de excelência, aumentará as capacidades do Esquadrão Guardião”, afirmou o Tenente Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha.
Atuando em missões de inteligência, o E-99M é capaz de coletar e transmitir em tempo real dados sobre o tráfego aéreo suspeito. A partir das instruções repassadas pelos operadores à bordo dos E-99M, as aeronaves das unidades de Caça da FAB são acionadas e vetoradas para missões de interceptação e identificação do voo suspeito.
As aeronaves E-99M ajudam na continuidade da participação da Força Aérea, com excelência, em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium. Além disso, essas aeronaves têm a capacidade de complementar os sinais de radares em solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.
A modernização integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).
@FFO