A Fuerza Aérea del Peru (FAP), assinou um contrato de US$ 10,4 milhões com a americana Aviation Global Group, para a aquisição do Boeing 737-400SF (c/n 26526). Esta aeronave é conhecida no Brasil, onde operou para a extinta companhia cargueira Colt Cargo.
Fabricado em 1992 na versão passageiro, este Boeing 737-400 foi entregue em março daquele ano para para a Royal Air Maroc (CN-RMX), para quem voou até janeiro de 2012, quando foi devolvido para o lessor, que o converteu para cargueiro (N526TP).
Em junho de 2013 chegou no Brasil na pintura completa da então novata Colt Cargo (PR-IOY), onde voou até novembro de 2016. Permaneceu estacionado no pátio da Base Aérea de São Paulo (BASP) até fevereiro de 2017, quando foi transladado para Miami, em voo de devolução ao proprietário. Em julho de 2017 foi arrendado para a empresa colombiana Aer Caribe, com a matrícula HK-5228, sendo esta a última companhia aérea comercial que operou o jato.
O novo Boeing 737 da FAP será adicionado à frota do Grupo Aéreo Nº 8 em Lima-Callao, onde deverá chegar entre o final deste ano e as primeiras semanas de 2021. Em 24 de setembro passado, noticiamos que a FAP adquiriu um Boeing 737-300 (c/n 24717) na versão passageiros, que deverá ser recebido ainda neste mes de novembro.
Desta forma, a frota atual do Grupo Aéreo Nº 8 ficará composta por quatorze aeronaves: um Boeing 737-200 (FAP-352), um Boeing 737-300 (à receber), um Boeing 737-400SF (à receber), um Boeing 737-500 VIP (FAP-356), dois Antonov An-32B (FAP-325 e 327), três Lockheed L-100-20 (FAP-382, 384 e 397), quatro Leonardo C-27J Spartan (FAP-328, 329, 330 e 332), e um Learjet 45XR (FAP-526).
@FFO