
Primeiro Gripen E produzido no Brasil deverá ser apresentado no próximo mês. O primeiro Saab Gripen E produzido no Brasil deverá ser apresentado no próximo dia 25 de março, em cerimônia oficial realizada nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. O evento de “rollout” do caça reunirá autoridades militares, civis e convidados.
Sob o programa FX-2, criado para modernizar a sua frota de caças, em 2014 o Comando da Aeronáutica assinou um contrato com a sueca Saab, encomendando 36 jatos multifuncionais JAS-39 Gripen E/F, sendo 28 monoposto (designação brasileira F-39E) e 08 biposto (F-39F). O acordo previu a transferência de tecnologia para o Brasil, com 15 F-39E sendo produzidos pela Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Atualmente, a Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu dez caças F-39E operacionais, todos produzidos na Suécia. Essas aeronaves são operadas pelo 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”, baseado em Anápolis (GO). Além dessas aeronaves, a Embraer possui uma aeronave, também produzida na Suécia, utilizada como plataforma de testes.
A montagem do Gripen E em Gavião Peixoto envolve o complexo trabalho de engenharia para unir inúmeros componentes estruturais e integrar diversos sistemas, recebidos de fornecedores industriais situados no Brasil, Suécia e outras nações aliadas. O primeiro F-39E brasileiro está na fase final de montagem.

A apresentação do dia 25 de março ocorrerá em meio aos testes funcionais estáticos e o primeiro acionamento do potente motor. Esta etapa é fundamental para garantir que todos os sistemas estão funcionais para o início da série de voos de testes que ocorrerão antes da entrega oficial para a FAB, prevista para ocorrer ainda neste ano.
Resumo dos onze caças Gripen E produzidos pela Saab, na Suécia, e entregues para o Brasil:
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO