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A linha de montagem do F-39 Gripen no Brasil

24 de outubro de 2023
A linha de montagem do F-39 Gripen no Brasil (Fotos: FAB/Embraer).
A linha de montagem do F-39 Gripen no Brasil (Fotos: FAB/Embraer).

A linha de montagem do F-39 Gripen no Brasil. A primeira linha de produção do Saab F-39 Gripen estabelecida fora da Suécia, está situada nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, interior dos Estado de São Paulo. A linha ocupa um hangar exclusivo para a montagem, do caça, que é realizada por funcionários da Embraer treinados pela Saab na Suécia.

A ativação desta linha de produção faz parte do programa de transferência de tecnologia e cooperação industrial estabelecido entre a Saab e a Força Aérea Brasileira (FAB) no contrato de aquisição dos caças Gripen. Isso eleva as capacidades de defesa e garantia da soberania do espaço aéreo e das fronteiras do Brasil.

A iniciativa abre portas para tornar o país um centro de produção de aeronaves de caça. “O objetivo também é produzir aqui quaisquer pedidos futuros de Gripen para o Brasil, bem como de outros países”, explica Luis Antonio Hernandez Gonzales, Diretor de Cooperação Industrial do Programa Gripen Brasileiro na Saab Brasil.

A Embraer e a Saab têm trabalhado em estreita colaboração para a implantação dessa linha de montagem, por isso organizaram uma equipe robusta para atuar no projeto. Cerca de 200 funcionários estão diretamente envolvidos, sendo 60 dedicados à área de produção como operadores, supervisores e gerentes e o restante provendo suporte de engenharia de produção, suprimentos, logística, qualidade, administrativo e outros.

Estudos foram feitos para alinhar procedimentos e metodologias das empresas para permitir a comunicação entre as áreas técnicas, industriais, de qualidade e outras. As aeroestruturas produzidas pela Saab em São Bernardo do Campo (SP) e as demais fabricadas na Suécia foram levadas para Gavião Peixoto para a montagem final do caça.

O trabalho industrial inclui a junção de quatro conjuntos estruturais: a fuselagem traseira, a fuselagem central da asa, a unidade de canhão e a fuselagem dianteira. Depois, são instalados os cabeamentos, equipamentos, sistemas, trem de pouso, aviônicos, canopi, assentos ejetáveis, radar, motor e outros. E, por fim, a aeronave segue para os testes funcionais e voos de produção, preparando para a entrega final para a FAB.

Com o intuito de ampliar a versatilidade do Gripen para permitir que ele responda da melhor forma aos interesses da FAB, foi inaugurado na Embraer, em novembro de 2016, o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN – Gripen Design and Development Network).

O GDDN é um centro de engenharia responsável pelos processos de desenvolvimento como integração de sistemas, projeto de aeroestruturas, instalação de sistemas e interface homem-máquina. O espaço foi implantado com a missão de ser o eixo central de grande parte do desenvolvimento tecnológico do novo caça do Brasil pela Saab e pela Embraer, junto a outras empresas e instituições brasileiras parceiras.

O ambiente é integrado virtualmente entre os dois países e com segurança de dados e informações. “Esse tipo de experiência agrega positivamente à carreira de todos os envolvidos por conta da interação com outros profissionais de culturas diferentes. A conexão direta com a Suécia nos permite um fluxo mais fácil de tomada de decisão e prosseguimento na concretização e desenvolvimento do Gripen. Isso não tem preço, pois se trata de uma oportunidade única de participar do ciclo de desenvolvimento de um caça para o Brasil”, diz Felipe Langellotti Silva, engenheiro de desenvolvimento de produtos da Embraer.

Na Embraer também fica sediado o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC – Gripen Flight Test Centre), uma estrutura que faz parte do Programa de Transferência de Tecnologia do Gripen. O espaço foi construído para garantir a padronização de todos os procedimentos de ensaios em voo, permitindo o ganho de eficiência e a agilidade na captação e compartilhamento das informações entre os países.

Fonte: FAB

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