
A U.S. Air Force F-16 Fighting Falcon assigned to the 13th Fighter Squadron (FS) takes off for the last time at Misawa Air Base, Japan, Sept. 2, 2025. The 13th FS’s former aircraft are being relocated for F-35 Lightning IIs under a modernization plan that invests billions into maintaining the Indo-Pacific regional stability. The F-35 has the fifth-generation capabilities needed to achieve unmatched levels of survivability and lethality required to maintain the 35th Fighter Wing’s advantage against new and evolving threats. (U.S. Air Force photo by Airman Hannah Bench)

Último F-16C da USAF deixa Misawa no Japão. O último F-16 Fighting Falcon do 13º Esquadrão de Caça (13th FS) “Panthers” da USAF, deixou a Base Aérea de Misawa, no Japão, no dia 02 de setembro de 2025, encerrando um capítulo de 40 anos na história da unidade subordinada à 35ª Ala de Caça (35th FW).
Em julho de 2024, o Pentágono anunciou a substituição dos 36 caças F-16C/D Fightning Falcon dos “Panthers” por novos caças de quinta geração F-35A Lightning II, como parte de um amplo plano dos Estados Unidos para reforçar a sua Aliança militar com o Japão.
Localizada na Prefeitura de Aomori, extremo norte de Honshu, a principal ilha do Japão, a Base Aérea de Misawa tem localização estratégica por ser um ponto próximo da Coreia do Norte e da Rússia, e ficar a cerca de 2.700km de Taiwan. Com isso, Misawa é importante para manter a vigilância sobre essa área permanentemente tensionada.
Desde sua origem, em 1985, ainda como 13º Esquadrão de Caça Tático de Misawa, os “Panthers” operaram com os caças F-16C/D, os quais agora serão realocados em outras unidades do Comando Aéreo do Pacífico.
Fonte: USAF
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO