USAF reforçará Esquadrões de Caça no Japão com aeronaves de 4ª e 5ª geração. O Pentágono anunciou em 03/07 que a USAF ampliará a presença de Unidades de Caças em território japonês. Serão desdobrados modernos caças de quarta geração F-15EX Eagle II na Base Aérea de Kadena e avançados caças de quinta geração F-35A Lightning II na Base Aérea de Misawa.
Em Kadena, na Ilha de Okinawa, serão ativados o 44º Esquadrão de Caça (44th FS) “Vampire Bats” e o 67th FS “Cocks” , ambos subordinados à 18ª Ala. Em Misawa, por sua vez, serão ativados o 13rd FS “Panthers” e o 14th FS “Samurai”, subordinados à 35th Ala de Caça.
A USAF retirou da Base Aérea de Kadena (código de cauda ZZ), 48 envelhecidos F-15C/D Eagles, que estavam em operação no local desde a década de 1980. Eles serão sucedidos por 36 modernos F-15EX Eagle II, a mais recente versão do icônico caça de superioridade aérea. Enquanto a chegada dos novos F-15EX não acontece, a USAF vem fazendo rotações temporárias com Esquadrões de Caças F-16C e F-22.
Localizada a apenas 750 km de Taiwan, a Base Aérea de Kadena é um ponto estratégico para os Estados Unidos. Para manter a guarnição na Base, recentemente a USAF destacou caças F-22 da Base Conjunta Pearl Harbor-Hickam, no Havaí, e da Base Conjunta Langley-Eustis, na Virgínia, além de caças F-16 da 114ª Ala de Caça da Guarda Aérea Nacional de Dakota do Sul e da 148ª Ala de Caça da Guarda Aérea Nacional de Minnesota.
A Base Aérea de Misawa (código de cauda WW), situada na Prefeitura de Aomori, atualmente hospeda 36 caças F-16C/D Fightning Falcon, que serão substituídos por 48 F-35A Lightning II. Misawa será a primeira Base Aérea da USAF na região Indo-Pacífico a receber caças F-35 da USAF, e a segunda no mundo, depois de Lakenheath, no Reino Unido.
Localizada no extremo norte de Honshu, a principal ilha do Japão, a Base Aérea de Misawa fica mais perto da Coreia do Norte e da Rússia, e a mais de 2.700km de Taiwan. O local tem importância estratégica para manter a vigilância sobre essa área permanentemente tensionada.
O Pentágono também anunciou que o Corpo de Fuzileiros Navais ajustará o número de F-35B baseados na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Iwakuni. O comunicado do Departamento de Defesa não especificou um cronograma para a chegada dos novos vetores de caça no Japão.
“O plano do Departamento de Defesa de estacionar as aeronaves mais avançadas da Força Conjunta na região, demonstra o firme compromisso dos EUA com a defesa do Japão e a visão compartilhada de ambos os países por uma região Indo-Pacífico livre e aberta”, afirmou o Pentágono em um comunicado.
@FFO