
Instructors at Air Force Test Pilot School depart Edwards Air Force Base in California during an A-29C training flight. The A-29C Super Tucano fleet has begun formal integration into school's curriculum. This new aircraft provides students with a modern platform for instruction in aerial spins, sensors and mission systems training, while also giving the school an additional aircraft type for data collection during research projects. (Air Force photo by Jennifer Healy)

Super Tucanos da USAF estão operacionais na Escola de Pilotos de Testes na Edwards AFB. A Escola de Pilotos de Teste da USAF (TPS), sediada na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, disponibilizou oficialmente em seu programa de treinamentos de voo os três Embraer A-29C Super Tucano recebidos no ano passado.
Operados em parceria com o Centro de Testes da USAF (AFTC) e com a Sierra Nevada Corporation (SNC), os A-29C serão usados para treinamento avançado de futuros pilotos de testes da USAF. Além disso, o design do Super Tucano oferece diversas vantagens, incluindo a capacidade de carregar cargas externas em pilones sob as asas, o que permitirá pesquisas e testes de sensores e armas.

Projetado como uma aeronave de apoio aéreo aproximado de baixo custo, o A-29C foi originalmente adquirido para avaliação do Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC). Após mudanças nas exigências de missão, os três Super Tucanos foram retirados da frota operacional e armazenados em Davis-Monthan AFB. Posteriormente, o Centro de Testes da USAF e o Comando da TPS viram nessas aeronaves uma oportunidade de expandir o leque de treinamento em Edwards AFB.
Para levar as aeronaves de Davis-Monthan para Edwards, três instrutores do TPS voaram os A-29C sem treinamento prévio formal, confiando apenas em estudos teóricos aprofundados de manuais de voo e voos em simulador de aeronaves semelhantes, como o T-6 Texan e o PC-21. “A emoção de pilotar uma aeronave solo pela primeira vez é incomparável. A escola me preparou para pensar criticamente e lidar com cenários como este por meio de anos de treinamento acadêmico e prático”, disse o Maj Mateusz Borek, piloto de testes chefe do projeto A-29C.

Após seis meses de manutenção e avaliação de sistemas, os A-29C estão totalmente integrados ao programa de treinamento da Escola de Pilotos de Teste. Inicialmente, eles serão usados em treinamentos de manobras acrobáticas, essenciais para formação de todos os pilotos de testes. Com maior autonomia e alta capacidade de voo, os Super Tucanos são plataformas de treinamento incomparáveis, disse o TPS.
A próxima fase envolve o treinamento em sistemas de missão. Equipados com aviônicos avançados e capacidades de utilizar munição guiadas a laser, os A-29C Super Tucanos permitirão que os alunos adquiram experiências em operações de caças. Futuramente poderão ser incluídos sensores especiais para aprimorar as capacidades de pesquisa e coleta de dados. A configuração de assentos duplos também oferece potencial para o treinamento de oficiais de sistemas de armas.
“Este é um momento emocionante para a escola. Os A-29C fornecerão aos nossos alunos novas ferramentas e experiências práticas que moldarão a próxima geração de pilotos de testes da USAF”, acrescentou Borek. A turma 25A atualmente está treinando no A-29C, se tornando a primeira a voar os novos aviões da TPS.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO