Ucrânia ataca campo de aviação militar russo com mísseis norte-americanos ATACMS. A Ucrânia realizou o primeiro ataque a um campo de aviação militar na Rússia usando mísseis balísticos de curto alcance ATACMS (Army Tactical Missile System) doados pelos EUA. O ataque d segunda-feira (25) atingiu o campo de aviação de Khalino, a cerca de 60 milhas da fronteira, e ocorreu durante uma tentativa dos ucranianos para manter o território capturado em agosto.
O Estado-Maior das Forças Armadas Ucranianas disse que alvos em Kursk estavam entre vários escolhidos em território russo. “Na noite de 25 de novembro de 2024, unidades do Departamento de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia, juntamente com outros componentes das Forças de Defesa, atacaram uma série de alvos importantes, em particular nas regiões de Bryansk, Kaluzk e Kursk, na Rússia”, afirmou o Estado-Maior na sua rede social. “Há confirmação de um impacto bem-sucedido da base de petróleo na região de Kaluz. Os resultados em outros alvos não foram especificados”, afirmou o Estado-Maior
Pelo menos sete mísseis ATACMS e 12 drones foram lançados na região de Kursk na noite de 25/11, sendo que pelo menos um míssil caiu em Khalino. Dois militares foram feridos, informou o canal de notícias russo ASTRA no Telegram. Imagens de satélite não mostram danos extensos ou aeronave atingidas, uma vez que Khalino não abriga mais Esquadrões da Força Aérea Russa há algum tempo.
“Como os campos de aviação próximos da fronteira são alvos prioritários dos ATACMS, esses aeródromos militares praticamente não são mais utilizados pela aviação russa”, relatou o site Military Informant. Apesar disso, recentes imagens de satélite sugerem que a Rússia está construindo abrigos para aeronaves em Khalino. “Abrigos de concreto armado para aviação estão sendo construídos em ritmo acelerado”, afirmou o site.
Atualmente o campo de aviação de Khalino estaria servindo como instalação de armazenamento de munições. A construção de abrigos de concreto parece ser um reconhecimento da Rússia de que futuramente pretende operar suas aeronaves de combate a partir deste local.
A Base Aérea de Khalino foi o primeiro alvo de um ataque de drones da Ucrânia, realizado em dezembro de 2022. Naquela época Khalino era sede do 14º Regimento de Aviação de Caça, equipado com 24 Sukhoi Su-30SM Flanker-H divididos em dois Esquadrões. O aeródromo foi novamente atacado em 14 de agosto, em uma ação considerada “o maior ataque a campos de aviação na guerra”, de acordo com o jornal Kyiv Independent.
Em 17 de novembro, a Ucrânia finalmente recebeu permissão do governo Biden para usar o ATACMS na Rússia. Dois dias após ocorreu o primeiro ataque, que atingiu uma instalação de armazenamento de munições perto da cidade de Karachev, na região de Bryansk, a cerca de 70 milhas da fronteira. Os mísseis balísticos de curto alcance ATACMS podem atingir alvos a até cerca de 190 milhas de distância.
@FFO