Tunísia incorporou quatro novos Cessna 208 ISR. A Al Quwwat al-Jawwiya At’Tunisia, ou Força Aérea da Tunísia (TUF), incorporou oficialmente quatro novos Cessna C208B Grand Caravan EX, configurados para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
Uma cerimônia de apresentação das novas aeronaves foi realizada em 09/09 na Base Aérea de Al Aouina, situada na área militar do Aeroporto Internacional de Túnis-Cartago, em Túnis. Estiveram presentes o Ministro da Defesa da Tunísia, Khaled Sehili, o Embaixador dos EUA no país, Joey Hood, entre outras autoridades e convidados.
“Essas aeronaves darão para a Força Aérea capacidades de informação, vigilância e reconhecimento, graças às suas características e transmissão de dados, o que ajudará a enfrentar o terrorismo e o crime organizado transnacional, além de servir para a segurança e a paz regional”, disse o ministro Sehili, em seu pronunciamento.
“A entrega dessas quatro aeronaves, avaliadas em US$ 54 milhões, incluindo treinamento e manutenção de longo prazo, representa um aprimoramento significativo para as capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento da Força Aérea Tunisiana”, disse o embaixador americano Joey Hood.
Os quatro C208ISR são matriculados W41701/TS-UDA, W41702/TS-UDB, W41703/TS-UDC e W41704/TS-UDD. Um banner exibido na cerimônia informava que os C208 ISR serão operados pela 41ª Unidade Aérea, mas como a TUAF não está dividida em “Unidades Aéreas”, deduz-se que se trata do 41º Esquadrão.
Em março de 2022, a Textron Aviation recebeu um contrato da ATI Engineering Services para o fornecimento de quatro células de Cessna 208 Grand Caravan EX para a TAF. A ATI é responsável por equipar as aeronaves com sensores eletro-óptico/infravermelho, rádio tático, console do operador, datalink de vídeo e iluminação compatível com visão noturna, necessários para as missões ISR.
Nos últimos oito anos, os Estados Unidos, por meio do Programa de Venda Militares Estrangeiras (FMS), aprovou financiamentos de 16 aeronaves Grand Caravan EX para diversas nações africanas, entre elas Camarões, Chade, Quénia, Mali, Mauritânia, Níger, Ruanda e Uganda.
@FFO