L3Harris entra na cadeia logística MQ-4C da RAAF. Antes mesmo da aquisição pela Austrália de seis sistemas aéreos não tripulados (UAS) MQ-4C Triton do tipo alta altitude e longa duração (HALE — High–Altitude Long–Endurance) da Northrop Grumman, a Royal Australian Air Force (RAAF) já contratou a L3Harris para operar e manter os sistemas de comando e controle (C2) da frota.
A Austrália é parceira cooperativa no programa MQ-4C Triton ao lado dos EUA. A comunidade adquiriu uma aeronave MQ-4C por US$ 1 bilhão em junho de 2018, a RAAF. A decisão do governo de fornecer financiamento para três dos seis UAS MQ-4C Triton planejados, foi anunciada em junho de 2020. Em novembro de 2023, foi anunciado o empenho de um quarto exemplar dos seis previstos.
A L3Harris fornecerá manutenção ao subsistema de Comando, Controle e Comunicações de Banda Larga da aeronave. Já a partir deste mês, a empresa ingressa no programa da RAAF, e enviará sete técnicos de comunicação e representantes de serviços de campo para trabalharem com a equipe da Northrop Grumman para a RAAF.
O MQ-4C Triton realizará controle marítimo, inteligência de sinais (SIGINT), busca e salvamento (SAR) e retransmissão de comunicações na Austrália. Essas aeronaves autônomas fornecem aos comandantes vigilância para prever o comportamento adversário.
A plataforma Triton está em desenvolvimento pela US Navy desde 2008. Ela se baseia em elementos do UAS Global Hawk, com reforços na fuselagem e na asa. Também possui sistemas de descongelamento e proteção contra raios, que permitem descer através das camadas de nuvens e obter uma visão mais próxima de navios e outros alvos no mar.
A Northrop Grumman concluiu com sucesso o primeiro voo do sistema MQ-4C Triton da RAAF em suas instalações em Palmdale, na Califórnia, em novembro de 2023. Este marco prepara o cenário para a entrega do primeiro sistema ainda este ano.
A RAAF explicou que a sua nova frota de Triton será baseada na Base da RAAF em Tindal, Território do Norte, e operada pelo recém-reformado Esquadrão Número 9 na Base da RAAF em Edimburgo, no Sul da Austrália. O primeiro voo de um MQ-4C da RAAF ocorreu em 9 de novembro de 2023, em Palmdale nos EUA.
@CAS