VMFA-542 atinge o FOC com o F-35B. O Marine Fighter Attack Squadron (VMFA) 542, vinculado ao 2nd Marine Aircraft Wing (MAW), atingiu o FOC (Full Operational Capability) ou Capacidade Operacional Total, no início deste mês de abril. É o primeiro esquadrão de caças F-35B Lightning II da Costa Leste do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA a ter esta capacidade.
Ter capacidade operacional total significa que o VMFA-542 está pronto para operações completas e atingindo a completa transição operacional para o F-35B Lightning II. ISto coloca a unidade como elegível para ser implantado globalmente em apoio a operações planejadas ou de contingência.
Como o primeiro esquadrão operacional de caça-ataque de 5ª geração do 2º MAW, eles podem cumprir suas tarefas essenciais de missão (METs) em apoio à Mission Essential Tasks (METs) em suporte ao Marine Air-Ground Task Force (MAGTF). Esses METs incluem apoio aéreo aproximado, ataque, coordenação e reconhecimento de ataque, guerra antiaérea ofensiva, supressão de defesas aéreas inimigas, ataque eletrônico, apoio eletrônico e defesa aérea ativa.
“Alcançar a capacidade operacional total é uma prova do excepcional trabalho árduo e profissionalismo dos fuzileiros navais do VMFA-542”, disse o Tenente-coronel Brian Hansell, comandante do VMFA-542. “Este marco marca a adição de um esquadrão de aviação pronto para a batalha, com letalidade de combate e capacidade de sobrevivência incomparáveis, à Força Expedicionária de Fuzileiros Navais. Estamos prontos e capazes de conduzir missões globalmente em apoio ao MAGTF enquanto continuamos a nos preparar para o próximo desafio”.
O F-35B Lightning II é a variante do F-35 de decolagem curta e pouso vertical. Essa capacidade permite que a aeronave opere a partir de navios de assalto anfíbios e pistas de pouso expedicionárias com menos de 700 m de comprimento.
VMFA-542 iniciou sua transição para o F-35B Lightning II em dezembro de 2022 e recebeu seu primeiro F-35B em 31 de maio de 2023. O esquadrão então alcançou capacidade operacional inicial, em 5 de fevereiro, antes de receber sua 10ª aeronave, em 25 de março, e alcançar plena capacidade operacional no último 3 de abril.
A unidade também participou recentemente do Exercício Nordic Response 24 na Noruega, um exercício de duas semanas envolvendo aliados e parceiros da OTAN. Durante o exercício, o VMFA-542 operou na Base Aérea de Kallax em Lulea, Suécia, no dia 13 de março, marcando a primeira vez que um F-35 dos EUA pousou na Suécia.
@CAS