Japão concluiu desenvolvimento dos helicópteros SH-60L ASW/ASuW. O Japão concluiu o desenvolvimento do seu novo helicóptero de combate naval aprimorado SH-60L. O projeto da Mitsubishi Heavy Industries (MHI), em conjunto com a Sikorsky, tem como objetivo equipar a Força de Autodefesa Marítima do Japão (JSMDF) com modernos vetores de Guerra Anti-superfície e Antissubmarino (ASuW/ASW).
Inicialmente denominado como XSH-60L, o novo helicóptero SH-60L recebeu um conjunto atualizado de transmissão do motor, um datalink de ultra-alta velocidade e sistemas ASW aprimorados. De acordo com a Agência de Aquisição, Tecnologia e Logística do Japão (ATLA), vinculada ao Ministério de Defesa, o desenvolvimento do novo helicóptero foi oficialmente concluído no dia 22 de dezembro de 2023.
O programa de desenvolvimento do novo SH-60L foi iniciado em 2015, com a assinatura do contrato entre a MHI e a ATLA. O voo inaugural do primeiro protótipo do SH-60L (então XSH-60L) foi realizado em maio de 2021. Quatro meses depois a MHI entregou dois protótipos para o Ministério da Defesa realizar seus testes e avaliações.
Os novos helicópteros substituirão os atuais SH-60J/SH-60K, que apesar de manter grande semelhança externa, são amplamente superiores tecnologicamente. Os novos SH-60L deverão garantir superioridade em combates ASW contra submarinos estrangeiros equipados e desenhados com características furtivas aprimoradas.
O MoD destinou US$ 423,5 milhões no orçamento do ano fiscal de 2023 para a construção de seis SH-60L, e já garantiu US$ 467 milhões para outros seis helicópteros adicionais para o próximo ano fiscal de 2024, que se inicia em abril.
Estima-se que a JSMDF atualmente possua uma frota de aproximadamente 70 helicópteros SH-60K, recebidos entre 1997 e 2005, além de cerca de uma dezena de SH-60J em operação desde o início da década de 1990. Todos deverão ser substituídos por novos SH-60L.
@FFO