Primeiro voo do novo MHI Seahawk da Marinha Japonesa. A Mitsubishi Heavy Industries (MHI), anunciou em 12 de maio, o primeiro voo da nova versão do helicóptero naval multifuncional XSH-60L Seahawk. Equipado com sistemas e capacidades aprimoradas, a nova versão do helicóptero, foi encomendado pela Agência de Aquisição, Tecnologia e Logística (ATLA), do Ministério da Defesa do Japão (MoD).
O protótipo do XSH-60L, matrícula 8501, convertido à partir de um SH-60K, realizou um voo pairado de 30 minutos no Aeroporto de Nagoya (IATA: NKM / ICAO: RJNA), adjacente à Fábrica de Komaki-Minami da MHI. Não há muitos detalhes divulgados sobre as melhorias e capacidades desta nova versão, ainda sem designação oficial, e que está em desenvolvimento pela indústria japonesa desde o início em 2015.
A entrega do protótipo à ATLA está programada para ocorrer até o final deste ano fiscal, que encerra em 31 de março de 2022. A nova variante está sendo desenvolvida para a Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF), que atualmente opera pelo menos 69 helicópteros SH-60K, com os primeiros recebidos em 2002.
O novo Seahawk XSH-60L será o sucessor do SH-60K, que substitui os SH-60J, ainda em serviço na Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF). Ambos os helicópteros são variantes licenciadas do helicóptero SH-60B. Eles são usados pelo JMSDF para operações de guerra anti-submarino (ASW), anti-navio e busca e resgate.
A Mitsubishi Heavy Industries produziu para a JMSDF, 102 helicópteros SH-60J, 16 UH-60J, 69 SH-60K.
@FFO