Pela primeira vez o KC-390 assumiu o REVO no EXCON Tínia. O EXCON Escudo-Tínia 2023 representou um importante marco para a Força Aérea Brasileira (FAB). Nesta sexta edição do treinamento, o Embraer KC-390 Millenium atuou como principal vetor de Reabastecimento em Voo (REVO) dos caças F-5M e A-1M, o que nas edições anteriores era tarefa para os KC-130M Hércules.
O EXCON Tínia 2023 foi realizado entre os dias 30/10 e 17/11 e teve como sedes as Bases Aéreas de Canoas e Santa Maria, além das cidades de Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul, todas no Rio Grande do Sul. Entre as dezenas de aeronaves enviadas para o treinamento, estavam dois KC-390 do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus e do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo.
Os dois Milleniuns, matrículas FAB 2857 e FAB 2858, operaram a partir da Base Aérea de Santa Maria (BASM) em missões de transporte logístico, lançamentos de cargas e paraquedistas e, claro, Reabastecimento em Voo.
“O KC-390 já tem consolidado muito bem a sua operação como aeronave abastecedora. E no Escudo-Tínia 2023 realizamos várias missões, com regularidade em aeronaves recebedoras, o que permite ampliação da autonomia de voo dessas aeronaves e melhoria na possibilidade de treinamento de combate. Para nós, do Esquadrão Zeus, que opera essa aeronave, as ações no Exercício contribuíram para um maior conhecimento quanto ao sistema, a segurança e o aperfeiçoamento das táticas e técnicas de emprego”, explicou o Major Aviador Anderson Dias Santiago, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, que opera o KC-390 Millennium.
O Capitão Aviador Bruno Iha, do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, reforçou sobre o importante papel do REVO no EXCON. “Umas das missões que estão sendo treinadas este ano no Escudo-Tínia é a do vultime estendido, que é uma manobra que tem mais tempo que o habitual, em que vamos para o combate, realizamos o reabastecimento em voo e retornamos. Isso acontece sucessivamente por quanto tempo for necessário. Com isso, conseguimos desenvolver treinamentos mais extensos e praticamente dobramos a nossa permanência em relação ao que era realizado anteriormente. Esta conquista é fruto da presença do KC-390, que é um vetor excelente para este tipo de exercício em que possibilita realizar o reabastecimento em maiores altitudes e maiores velocidades. Por meio desta transição, em que o KC-390 assumiu a função de aeronave abastecedora no lugar do C-130 Hércules, houve uma facilitação para a atuação das aeronaves de caça, como o F-5M”, pontuou.
O Capitão Aviador André Vianna Vasconcelos Justo, do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) – Esquadrão Jambock, reforçou aspectos relevantes das ações de REVO no EXCON. “O reabastecimento em voo do F-5M com o KC-390 permite que o caça fique muito mais tempo no combate. Esta manobra possibilita um revezamento entre as aeronaves, enquanto uma permanece na arena de combate, a outra fica reabastecendo para depois retornar. Isso porque a capacidade e a performance do KC-390 permitem que o REVO seja feito em perfis de voos mais altos da realidade do F-5, ou seja, níveis e velocidades maiores. Essa atuação proporciona um melhor aproveitamento do combustível, resultando em uma maior autonomia e maior vultime”, finalizou.
Frota de KC-390 da FAB
Atualmente a frota de Embraer KC-390 Millennium da FAB está composta por seis aeronaves, distribuídas entre o 1º GTT “Esquadrão Zeus” (2854, 2855, 2856 e 2858) e 1º/1º GT “Esquadrão Gordo” (2853 e 2857).
Em outubro de 2022, o Comando da Aeronáutica e a Embraer fecharam um acordo reduzindo o pedido de aeronaves KC-390 Millennium destinados à FAB. Originalmente o governo havia se comprometido em comprar 28 unidades, o que foi posteriormente reduzido para 22 e, finalmente, fechando em 19 jatos (saiba mais).
Recebimentos dos KC-390 pela FAB:
> FAB 2853 (c/n 3900004): recebido em 04/09/2019;
> FAB 2854 (c/n 3900005): recebido em 13/12/2019;
> FAB 2855 (c/n 3900006): recebido em 27/06/2020;
> FAB 2856 (c/n 3900007): recebido em 19/12/2020;
> FAB 2857 (c/n 3900008): recebido em 16/02/2022;
> FAB 2858 (c/n 3900009): recebido em 16/06/2023.
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