• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB e Embraer assinam nova redução na quantidade de KC-390

24 de outubro de 2022
FAB e Embraer assinam nova redução na quantidade de KC-390 (Foto: Embraer).
FAB e Embraer assinam nova redução na quantidade de KC-390 (Foto: Embraer).

FAB e Embraer assinam nova redução na quantidade de KC-390. O Comando da Aeronáutica e a Embraer chegaram a um novo acordo de redução do pedido inicial de aeronaves KC-390 Millennium para a Força Aérea Brasileira (FAB). O contrato inicial previa 28 unidades, posteriormente redimensionada para 22 aviões, e agora fechou em 19 jatos, ou seja, onze a menos que a programação inicial.

A Embraer disse em um documento de valores mobiliários que o novo acordo encerrou definitivamente a possibilidade de novas reduções unilaterais de pedidos. A empresa acrescentou que o acordo preserva seu fluxo de caixa e não altera sua orientação para 2022.

“A celebração deste aditivo conclui de forma bem sucedida as negociações entre as partes a respeito dos contratos. As alterações contratuais preservam o fluxo de caixa da companhia, asseguram a viabilidade econômica e financeira do projeto KC-390 Millennium, bem como não alteram ou comprometem o orçamento da companhia para o ano de 2022″ , disse o comunicado assinado por Antonio Carlos Garcia, Vice-Presidente Executivo Financeiro da Embraer.

O KC-390 é um projeto desenvolvido em conjunto entre a FAB e a Embraer, visando um substituto nacional para a frota envelhecida de quadrimotores de transporte C-130 Hércules. O contrato inicial assinado em 2014 entre o Governo Federal e a Embraer envolvia a encomenda de 28 novos KC-390.

Em 2021 o Comando da Aeronáutica e a Embraer iniciaram uma negociação bastante complicada que, inicialmente previa a redução de 15 unidades do pedido original de KC-390 a ser recebido pela FAB. Conforme noticiamos em fevereiro de 2021, o acordo foi finalizado em 22 aeronaves.

No comunicado emitido aos investidores na sexta-feira (21/10), a Embraer informou que a redução para 19 aviões foi necessária para preservar o fluxo de caixa da companhia e assegurar a viabilidade econômica e financeira do projeto. A empresa informou ainda que irá realizar a entrega das unidades remanescentes no mesmo período do cronograma original.

Com a nova redução, a carteira de encomendas do KC-390 Millennum passa a contar com 31 pedidos firmes sendo: Brasil (19), Portugal (05), Holanda (05) e Hungria (02). Até o momento a FAB recebeu cinco aeronaves distribuídos entre o 1º GTT “Esquadrão Zeus” de Anápolis e o 1º/1º GT “Esquadrão Gordo” do Rio de Janeiro.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login