Comitê de Defesa do UK alerta para a redução da frota de E-7 Wedgetail. A decisão de reduzir a frota Boeing E-7A Wedgetail AEW1da Royal Air Force (RAF) de cinco para três aeronaves está atraindo grandes preocupações.
O Comité de Defesa da Câmara dos Comuns, no seu relatório “Aviation Procurement: Winging it?”, identificou ameaças graves decorrentes de ajustamentos aos programas de Alerta Antecipado e Controlo Aerotransportado (AEW&C) da RAF. Em uma tradução livre, o títilo do relatório é “Aquisição de aviação: improvisando?”, que mostra que o corte na frota é de 40% na capacidade, com uma economia de 12% nos custos de aquisição.
Este relatório é de julho de 2023, e agora em setembro, vem sendo novamente discutido no parlamento, levantando questões preocupantes para o futuro da defesa do UK e da OTAN.
Esta decisão, tal como descrita no relatório, é uma das questões mais críticas, sublinhando que três aeronaves podem ser insuficientes para cumprir tanto os compromissos do Reino Unido com a OTAN, bem como as suas próprias necessidades operacionais. Três E-7 AEW1 facilmente poderão virar dois, em tempos de manutenções previstas.
A aeronave E-7, embora tecnologicamente capaz, tem o seu processo de aquisição atolado em atrasos e excessos orçamentais, uma tendência que o relatório rotula como uma “história deprimentemente familiar de falhas do Ministério da Defesa e mau desempenho dos empreiteiros”.
A posição firme da comissão é que esta decisão precisa de ser revista urgentemente. A sua recomendação é clara: um compromisso renovado com uma frota de pelo menos cinco aeronaves para garantir que a defesa do país não seja prejudicada devido a decisões orçamentais míopes. Vle lembrar que mesmo com a redução de cinco para três aeronaves, não houve redução de radares Northrop Grumman Multi-role Electronically Scanned Array (MESA), que permanecem em cinco unidades.
Além disso, o relatório sublinha a necessidade de transparência e comunicação com a OTAN, particularmente no que diz respeito às obrigações de alerta e controlo aéreo antecipado do Reino Unido para com a Aliança. Muito disto, são advindos dos efeitos da Guerra na Ucrânia.
Em março de 2019, o Ministério da Defesa do Reino Unido assinou um contrato com a Boeing no valor de £1,8 bilhão para a aquisição de cinco E-7A Wedgetail AEW, posteriormente reduzido para três aeronaves, ao custo de 1,5 bilhão (US$ 1,8 bilhão). O primeiro E-7A deverá ser entregue em 2023 para o Esquadrão Nº 8, baseado na RAF Lossiemouth, em Moray, Escócia. O primeiro radar MESA foi instalado em novembro de 2022 no primeiro E-7 Wedgetail Mk1.
@CAS