Mais três novos F-35I Adir pousaram em Israel. A Força Aérea Israelense (IAF) recebeu ontem (21/07), mais um lote com três novos caças Lockheed Martin F-35I “Adir”. Agora Israel passa a contar com uma frota de 39 jatos furtivos de quinta geração.
De acordo com o divulgado nas redes sociais da IAF, as aeronaves – matrículas 958, 959 e 960 – pousaram na Base Aérea de Nevatim, sede do Esquadrão 140, para o qual o trio será designado. Uma pequena cerimônia foi realizada, para a aplicação da Estrela de Davi nos caças, o símbolo da IAF.
Durante esta semana, a IAF conduziu uma série de testes usando bombas JDAM (Joint Direct Attack Munition) instaladas nos pods externos ddos Adir. Este foi o primeiro teste desse tipo no país e o segundo no mundo depois dos EUA.
Israel foi a primeira nação estrangeira a adquirir os caças F-35 Lightning II produzidos pela norte-americana Lockheed Martin. Recentemente noticiamos que o Ministério da Defesa Israelense anunciou a aquisição de mais 25 caças F-35I, em um contrato com valor estimado em US$ 3 bilhões (saiba mais).
Atualmente a IAF possui três unidades operacionais Adir, o Esquadrão 140 Sqn “Tayeset Ha’Nesher Ha’Zahav” (As Águias Douradas), o Esquadrão 116 “Tayeset Aryeh Ha’Darom” (Leões do Sul) e o Esquadrão 117 “The First jet Squadron” (O primeiro Esquadrão de Jatos). Todos são sediados na Base Aérea de Nevatim (LLNV), no deserto de Negev, sul do país.
@FFO