Bombardier e General Dynamics apresentam o Global 6500 CMMA. A Bombardier e a General Dynamics Mission Systems-Canada (GDMS) estão desenvolvendo uma aeronave militar Multimissão/Guerra Anti-Submarino (MMA/ASW), baseada na plataforma do jato executivo Global 6500. Para isso, as empresas formaram a equipe CMMA (Canadian Multi-Mission Aircraft) para produzir a aeronave que será destinada à atender o mercado doméstico e internacional.
O objetivo inicial da CMMA será participar da licitação internacional que visa suprir a substituição da envelhecida frota de aeronaves de patrulha marítima Lockheed CP-140 Aurora da Força Aérea Real do Canada (RCAF), que devem ser desativadas no início da próxima década.
A família de jatos executivos de longo alcance Bombardier Global, é comprovada em várias aplicações especiais, especialmente como aeronave de alerta aéreo antecipado Saab GlobalEye, baseada na plataforma do Global 6000. A GDMS é líder em sistemas ASW e de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), tendo participado dos programas de modernização do CP-140 Bloco IV da RCAF e do helicóptero CH-148 Cyclone.
“Os canadenses merecem uma frota de ponta para seu programa de aeronaves multimissão”, disse Jean-Christophe Gallagher, Vice-Presidente Executivo de Vendas de Aeronaves e Defesa da Bombardier. “A Bombardier aproveita esta oportunidade para oferecer uma plataforma de última geração. Esta é uma oportunidade para uma empresa canadense alavancar as aeronaves Global 6500 fabricadas no país, conhecidas por seu excelente desempenho e aprimoramentos de missão personalizados. Ter a Bombardier trabalhando no CMMA é a escolha certa do ponto de vista de desempenho, bem como também é uma oportunidade para o Canadá promover a inovação, reforçar suas capacidades e apoiar talentos em toda a indústria aeroespacial nacional de costa a costa.”
Cabe ressaltar que recentemente o governo do Canadá apresentou uma Carta de Solicitação (LOR) à Boeing, demonstrando interesse no P-8A Poseidon para substituir os CP-140 Aurora da RCAF. Com o projeto Global 6500 CMMA, as empresas Bombardier e General Dynamics buscam entrar forte nesta concorrência, sugerindo que seu projeto tem melhores custos operacionais, além de fomentar fortemente a indústria nacional.
No próximos dias, as empresas irão realizar uma conferência para apresentar detalhes do projeto Global 6500 CMMA.
Fonte: Bombardier Canada
@FFO